Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pará pede indenização milionária a Hydro Alunorte por danos ambientais

Vazamento de efluentes da mineradora afetou os rios, a saúde e os meios de subsistência da comunidade de Barcarena

No AR em 04/04/2018 - 18:30

O Estado do Pará pediu à Justiça que obrigue a mineradora Hydro Alunorte a pagar 250 milhões de reais como indenização por danos ambientais.

A Procuradoria-Geral do Estado protocolou uma ação civil pública ambiental para buscar a reparação dos problemas causados pelo despejo de efluentes, ou seja, resíduos, em áreas próximas a refinaria de Barcarena.

A Procuradoria pede o depósito dos valores em juízo, de forma cautelar, sendo 200 milhões por danos morais e o restante por danos materiais. Se o montante não for disponibilizado, o órgão solicita que a mineradora apresente garantias de que vai reparar os prejuízos causados pelo desastre ambiental.

De acordo com a Procuradoria do Estado, o valor da indenização foi calculado com base no caso da Samarco, em que foi estimado mil por habitante daquela região. No Pará, a estimativa foi de 1.600 reais para cada morador de Barcarena, já que o dano repercute não apenas nas localidades diretamente atingidas, mas em todo o município.

Em fevereiro, foi detectado o vazamento de efluentes da Hydro Alunorte com impactos nos rios da região, na saúde e nos meios de subsistência da comunidade local. A empresa admitiu publicamente que lançou as substâncias não tratadas no meio ambiente.

A Alunorte informa que ainda não foi notificada sobre a ação impetrada pelo Governo do Estado do Pará na Justiça e que irá analisar o conteúdo da ação antes de se pronunciar.

 

Também são destaques do Repórter Amazônia desta quarta-feira (04):

-STF retoma julgamento de habeas corpus do ex-presidente Lula

-Venezuelanos serão retirados de praças e espaços públicos em Boa Vista

-Emissoras de rádios poderão transmitir a Voz do Brasil em horário flexível a partir de amanhã

-Exposição Fotográfica em Manaus aborda o reconhecimento do legado da população negra da amazônia

Criado em 04/04/2018 - 19:55