Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Indígenas denunciam invasão de madeireiros em território tradicional em Rondônia

Associações de Defesa Etnoambiental Kanindé e do Povo Indígena Uru-eu-Wau-Wau divulgaram nota pública cobrando providências

Uma nota pública da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé e da Associação do Povo Indígena Uru-eu-Wau-Wau afirma que os direitos desses povos estão sendo violados.

Segundo as entidades, são constantes as invasões de madeireiros, grileiros e garimpeiros nos territórios indígenas.

As associações pedem mais estrutura para Coordenação Regional da FUNAI em Ji-Paraná. Cobram ainda mais fiscalização e apoio do Ibama, ICMBio e autoridades policiais.

Na última semana, indígenas queimaram um dos tratores dos madeireiros. Eles afirmam que a atitude radical ocorreu porque estão cansados de esperar por providências para a retirada de aproveitadores do território.

De acordo com a Funai, a Coordenação Regional recebeu a denúncia de que madeireiros estariam entrando na aldeia Alto Jaru para retirar madeira cerrada da Terra Indígena. Dois servidores foram designados para acompanhar a situação. Com apoio do Batalhão da Polícia Militar Ambiental de Ji-Paraná, o grupo se deslocou para a Terra Indígena, mas os madeireiros já haviam se retirado da área.

Os indígenas destacam que a Terra Indígena Uru-eu-wau-wau e o Parque Nacional de Pacaas Novos são responsáveis pela maior biodiversidade de Rondônia. Nascentes dos 17 principais rios do Estado estão na região. Lá também vivem três etnias indígenas e outros três grupos de povos isolados, ainda sem contato com a sociedade.

O Ibama não respondeu ao pedido de informações da nossa reportagem sobre as ações de fiscalização na área.

 

Também são destaques do Repórter Amazônia desta quinta-feira (17):

-Operação nacional contra pedofilia prende mais de 250 pessoas

-Embarcações devem solicitar Passe para o Festival de Parintins, no Amazonas

-Paysandu é o campeão da Copa Verde


 

Criado em 17/05/2018 - 19:48