Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Justiça do Trabalho registra mais de 500 ações de assédio no Amazonas e Roraima

Levantamento do TRF 11 faz referência aos sete primeiros meses deste ano

O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, que compreende os estados do Amazonas e Roraima, registrou mais de 500 ações trabalhistas que denunciam assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.

De acordo com o levantamento do Tribunal, nos primeiros sete meses deste ano, foi ajuizada uma média de quase três processos por dia. Entre os casos mais comuns estão os de funcionários que sofreram humilhações, agressões verbais, apelidos, tratamento discriminatório e pressão exagerada no trabalho, principalmente por parte do superior hierárquico. Trinta e três ações denunciam casos de assédio sexual.

Essas agressões no ambiente de trabalho causam danos à saúde, autoestima e à imagem das vítimas. As empresas e empregadores podem ser punidos civil e penalmente.

Pesquisas indicam que haja uma subnotificação dos casos de assédio, tendo em vista que as pessoas assediadas têm vergonha e medo de denunciar. O TRT da 11ª Região emitiu uma nota em que chama a atenção das empresas para zelar pela segurança no ambiente de trabalho, o que também envolve a saúde psicológica e o equilíbrio mental dos empregados e empregadas.

No dia 24 de agosto de 2018, o tribunal realiza uma audiência pública para discutir temáticas relacionadas às violências sofridas no ambiente de trabalho. O evento será aberto ao público e ocorrerá no Fórum Trabalhista de Manaus.

Criado em 16/08/2018 - 19:41