Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Governo avalia suspender uso da energia da Venezuela para Roraima de forma definitiva

Há mais de uma semana, o fornecimento de energia para o estado ocorre a partir de quatro usinas locais

No AR em 25/09/2018 - 18:30

Há nove dias, a Eletrobras Roraima opera exclusivamente com energia gerada pelo parque térmico local - formado por quatro usinas principais. A distribuidora informou que a decisão de suspender o fornecimento de energia elétrica proveniente da Venezuela foi determinada pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, do Ministério de Minas e Energia.

O motivo seria a precariedade do envio e a instabilidade da energia venezuelana que estava causando frequentes desligamentos no sistema da Eletrobras Distribuição Roraima.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica ( Aneel), do início do ano até setembro, já foram registrados 65 blecautes em Roraima. 34 somente no último mês.

Nesta quarta-feira (26), o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico vai analisar os resultados do fornecimento pelas termelétricas e valiar o atendimento em regime permanente. Usinas térmicas usam diesel na sua geração e tem o custo de produção mais alto que a de hidrelétricas.

Segundo a Eletrobras, o custo do uso das termoelétricas, que já estão operando desde de 16 de setembro, será subsidiado pela Conta de Consumo de Combustíveis. O encargo foi criado para subsidiar a geração em áreas de Sistemas Isolados, caso de Roraima.

A Aneel explica que o valor é rateado entre todos os consumidores do sistema interligado nacional. A agência afirma que já foram reservados 406 milhões de reais para a substituição da energia da Venezuela por geração termelétrica.

 

Também são destaques do Repórter Amazônia desta terça-feira (25):

-STF manda prender senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia

-Operação da Polícia Federal desarticula quadrilha que desviava recursos da educação básica no Pará

-Eleições 2018: TRE-TO elabora cartilha em línguas indígenas

-Série especial aborda os desafios do Poder Executivo em cada estado da Amazônia Legal

 

Criado em 25/09/2018 - 19:49