Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Agentes do Ibama e do ICMBio são atacados durante fiscalização na Amazônia

Em Rondônia, veículos foram incendiados

No AR em 22/10/2018 - 17:30

Na noite de sábado, um homem usou um galão de gasolina para atear fogo em três viaturas do Ibama estacionadas em frente a um hotel, de Buritis, em Rondônia. O fogo foi controlado com apoio da PM, que impediu um segundo ataque.

O homem acusado de atear fogo nos veículos e outro que incentivava a destruição de outras caminhonetes foram presos. A equipe realizava operação de combate ao desmatamento ilegal na região.

Após o atentado, o Ibama solicitou reforço da Força Nacional. Para dar continuidade as fiscalizações na área.

Na sexta-feira, em Trairão, no Pará, cinco agentes de fiscalização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram alvo de uma tentativa de emboscada em uma estrada vicinal que dá acesso a Floresta Nacional de Itaituba 2.

Após etapa da Operação Integração, os fiscais do ICMBio apreenderam bens e identificaram os infratores envolvidos no roubo de madeiras e palmito. Em represália, um grupo de moradores de Bela Vista do Caracol, distrito de Trairão se mobilizaram via aplicativos de mensagens e colocaram fogo em uma ponte e obstruíram a estrada para impedir a saída da equipe de fiscais.

De acordo com o ICMBio, enquanto a equipe improvisava uma passagem, manifestantes deram tiros para cima, para intimidar os agentes. A Polícia Militar teve que fazer escolta da equipe.

O ICMBio informou que prepara um dossiê para a Polícia Federal, onde detalha este e outros casos ocorridos na região, que possui histórico de animosidade contra as ações dos órgãos ambientais federais.

A presidente do Ibama, Suely Araújo, informou que nas áreas onde ocorreram ataques, a ordem é intensificar a fiscalização, com o apoio das forças de Segurança Pública.

Em outubro do ano passado, as sedes do Ibama e do ICMBio em Humaitá, no sul do Amazonas, foram incendiadas após operação de combate ao garimpo ilegal. 

 

Também são destaques do Repórter Amazônia desta segunda-feira (22):

-Ministros do STF reagem a declaração de Eduardo Bolsonaro sobre fechamento da Corte

-Governo lança Plano Nacional de Segurança Pública com meta de redução de assassinatos

-Cartões de confirmação da inscrição no Enem já podem ser consultados

-Acre começa a emitir RG em novo formato

 


 

Criado em 22/10/2018 - 19:49