Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MME abre consulta pública para leilão de energia em Roraima

O objetivo é aumentar a produção de energia por fontes limpas e renováveis no estado

Repórter Amazônia

No AR em 11/10/2018 - 18:30

A partir desta quinta-feira (11) e pelos próximos quinze dias, a população pode se cadastrar no site do Ministério de Minas e Energia para participar da consulta pública, aberta pela pasta, com o objetivo de receber contribuições sobre as regras que devem ser adotadas no leilão de fornecimento de energia para a cidade de Boa Vista, capital de Roraima, a partir de 2021.

De acordo com o Ministério, o objetivo do leilão é aumentar a produção de energia por fontes limpas e renováveis em Roraima, onde predomina o uso de termelétricas a óleo diesel. As regras já previstas vão estimular o uso misto de fontes e tecnologias, inclusive de armazenamento.

Roraima é único estado brasileiro que não está interligado ao sistema elétrico nacional e utiliza energia gerada pelo complexo hidrelétrico do Sistema Guri, na Venezuela. O contrato com a empresa venezuelana acaba em 2021 e não há certeza sobre a renovação. Além disso, os contratos das cinco usinas termelétricas que atendem a capital roraimense se encerram também entre outubro de 2019 a dezembro de 2020.

Após o fim da consulta pública, o ministério ainda precisa fazer a minuta do edital e enviar para avaliação do Tribunal de Contas da União, por isso, não há previsão de quando o leilão deve ser feito.

 

Também são destaques do Repórter Amazônia desta quinta-feira:

-Polícia Federal desarticula organização criminosa que atuava dentro de penitenciária de Rondônia

-Observatório de Intolerância Política é lançado no Maranhão

-Horário eleitoral gratuito para o segundo turno das eleições começa amanhã

-Projeto de Lei quer tornar Corais da Amazônia área de proteção permanente

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Criado em 11/10/2018 - 19:30

Mais do programa