Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa aponta que o câncer do colo do útero é o principal tipo entre as mulheres da Região Norte

Em outras regiões, o câncer de mama é mais prevalente, segundo estudo do Inca

No AR em 02/10/2018 - 19:41

O Instituto Nacional de Câncer, Inca, fez uma estimativa de incidência de câncer no biênio 2018-2019. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o tipo de câncer mais frequente e que mais mata mulheres no Brasil é o câncer de mama. Já na Região Norte, o câncer do colo do útero é o mais prevalente. São cerca de 26 casos a cada 100 mil mulheres. A média nacional é de 15,43 casos a cada 100 mil. 

O Inca prevê 2.300 casos novos de câncer de colo do útero na Região Norte este ano. Em 2016, 800 mulheres da região morreram em decorrência desse tipo de câncer.

A médica do Inca, Maria Asunción Sole Pla, aponta a falta de acesso a informação e tratamento como causas do problema na região.

O câncer de colo do útero é causado pelo vírus HPV, transmitido sexualmente. A maioria das mulheres se infectam no início da vida sexual, mas eliminam o vírus de forma natural. Apenas em poucos casos a infecção persiste e pode causar uma lesão capaz de gerar um câncer.

A médica Maria Asunción lembra a importância dos governos garantirem e incentivarem a vacinação de adolescentes contra o HPV.

Mulheres de 25 a 64 anos de idade devem realizar periodicamente o exame preventivo Papanicolau. Por meio dele, é possível identificar as lesões no colo do útero e evitar que elas evoluam para um câncer, de tratamento mais difícil.

Também são destaques do Repórter Amazônia desta terça-feira (2):

- Em Cuiabá, professores rejeitam proposta de reajuste e mantêm greve

- Legislação eleitoral determina que, a partir de hoje, eleitor só pode ser preso em flagrante 

- No Pará, projeto pretende coletar dados para registrar o Círio de Nazaré em suas várias dimensões

Criado em 02/10/2018 - 19:46