Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Governadores eleitos se reúnem em Brasília

Os novos gestores destacam os diferenciais da Amazônia para a economia

No AR em 14/11/2018 - 19:26

Oito dos nove governadores da região Amazônica, eleitos, participaram do Fórum de Governadores, nesta quarta-feira, em Brasília: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins e Mato Grosso. O Governador reeleito do Maranhão, Flávio Dino, cujo partido, PCdoB, é de oposição ao presidente eleito, Jair Bolsonaro, não compareceu.

A grande reunião, com a participação de vinte governadores de todo o país, foi fechada e seguida por um almoço entre os chefes dos estados, Distrito Federal e o Presidente eleito, Jair Bolsonaro. No Norte do país, o governador eleito por Roraima, Antonio Denarium, do mesmo partido de Bolsonaro, o PSL, destacou que o estado tem demandas muito específicas, como o fornecimento de energia elétrica, o tráfico de drogas nas fronteiras e a migração de Venezuelanos. Também defendeu um pacto federativo, para organizar as contas do estado, que estão no vermelho. Perguntando sobre o que defende, em relação à demarcação de terras indígenas, o governador eleito de Roraima disse que é preciso buscar acordo com os povos tradicionais.

Também presente no evento, o governador eleito pelo Pará, Helder Barbalho destacou que os governos estaduais devem “fazer o dever de casa” com as contas públicas, mas é preciso que cada estado tenha a atenção específica por região.

O Governador eleito pelo Amazonas, Wilson Lima, do PSC, admitiu que a maior preocupação, como gestor, é a proteção da Zona Franca de Manaus. Segundo ele, 82% das atividades econômicas do estado estão concentradas no pólo industrial da capital amazonense. Lima ainda destacou a importância da preservação da floresta Amazônica, junto com a garantia de atividades econômicas.

Pelo Amapá, o Governador eleito, Waldez Góes, afirmou que a questão da dívida pública é o que mais preocupa a futura gestão. Ele ressaltou a importância do pacto federativo, como forma de descentralizar as decisões e os recursos, que ficam concentrados nas mãos do governo federal.
 

Também são destaques do Repórter Amazônia dessa quarta-feira, 14:

- Divulgado resultado do Enem

- Em Mato Grosso, famílias que vivem em ocupação irregular às margens do Rio Sepotuba, em Tangará da Serra, vão ter que regularizar situação

- Universidade no Pará devolve acervo de insetos ao Museu Nacional

Criado em 14/11/2018 - 19:30