Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo aponta a existência de 2 mil pontos de garimpo ilegal na Floresta Amazônica

De acordo com o estudo, os minérios mais procurados são ouro e diamante. Mais de 30 rios são afetados pela atividade ilegal

No AR em 10/12/2018 - 19:08

Estudo apresentado pela Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada aponta que a região amazônica possui 2.312 pontos de mineração ilegal. O levantamento foi realizado pelas organizações que integram a Rede na Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

O coordenador da Rede, Beto Ricardo, explica os principais impactos ambientais: "Esse modelo de garimpo semimecanizado precisa de muita água para mover as bombas de águas que vão desmontando os barrancos do rio, revolvendo a terra que sai dos barrancos. Grande impacto no desmatamento, abrindo cicatrizes enormes nas florestas, poluição dos rios e dos peixes com mercúrio, que leva à contaminação de pessoas que vive nessas regiões".

O pesquisador Beto Ricardo afirma que o combate ao garimpo ilegal na Panamazônia exige ação conjunta dos governos de vários países da região: "Quando um país resolve reprimir o garimpo ilegal, os garimpeiros fogem para o país vizinho, depois voltam, e essa fronteira móvel cria a sensação de que as autoridades estão enxugando o gelo. O tempo todo empreendem ações de fiscalização e de remoção, mas que não se sustentam ao longo do tempo".

A pesquisa da Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada mostra que o país com o maior número de garimpos ilegais é a Venezuela, seguido de Brasil e Equador. Foram identificados 1.899 pontos de garimpo na Venezuela, 321 no Brasil e 68 no Equador.

Os membros da Rede Amazônica compilaram, desde 2007, informações primárias de organizações não-governamentais parceiras, análise de imagens de satélite e notícias publicadas na imprensa dos seis países.


Também são destaques do Repórter Amazônia dessa segunda-feoira, 10:
- Jair Bolsonaro e seu vice são diplomados pelo Tribunal Superior Eleitoral
- Estado de Roraima está sob intervenção federal
- Declaração Universal dos Direitos Humanos completa hoje SETENTA anos

Criado em 10/12/2018 - 19:09