Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Senado aprova decreto de intervenção federal em Roraima

É a primeira vez desde a Constituição de 1988 que a medida é adotada de forma ampla

No AR em 12/12/2018 - 18:30

Os senadores aprovaram na tarde desta quarta-feira (12) o decreto presidencial que instituiu a intervenção federal no Estado de Roraima até o dia 31 de dezembro. Com isso, o Poder Executivo está autorizado a seguir com a intervenção.

A medida foi anunciada na última-sexta-feira, dia 7, pelo presidente Michel Temer e passou a valer na segunda, dia 10, quando o decreto foi publicado no Diário Oficial. A intervenção afastou definitivamente a governadora Suely Campos do cargo e nomeou como interventor o governador eleito Antonio Denarium, do PSL.

O senador Romero Jucá, do MDB de Roraima, foi o relator da mensagem presidencial no plenário.

A medida foi negociada e aceita pela então governadora. Ela mesma confirmou que vinha pedindo uma ação deste tipo por parte da União.

Esta é a primeira vez desde a Constituição de 1988 que a intervenção é adotada de forma ampla em uma unidade da federação. No caso do Rio de Janeiro, a intervenção é parcial, e também foi inédita quando foi decretada. Para o senador Humberto Costa, do PT, a medida é um precedente ruim para o futuro.

Vários senadores classificaram a intervenção de política. Eduardo Braga, do MDB, reconheceu que o precedente não é bom, mas afirmou que o impacto seria pior se a medida fosse adotada antes da eleição e que todo o tempo foi dado para o estado tentar se recuperar. Para ele, o momento é de considerar a questão humanitária, já que a economia depende do consumo dos funcionários públicos.

Como atitude imediata, o governo federal liberou 200 milhões de reais para Roraima. De acordo com o interventor e futuro governador, Antonio Denarium, o estado precisa de cerca de 2 bilhões para ajustar as contas.

 

Também são destaques do Repórter Amazônia desta quarta-feira (12):

-Segurança pública é tema de reunião em Brasília entre governadores eleitos

-Casos de dengue aumentam no Acre por causa das fortes chuvas

-Conta de luz vai ficar mais cara no Acre, Amapá e em Rondônia

Criado em 12/12/2018 - 19:21