Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Prefeitura de Belém vai debater reforma do mercado Ver-o-Peso com feirantes

Prefeito da cidade assumiu compromisso em audiência pública realizada pelo Ministério Público Federal

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 25/04/2019 - 18:40

Prefeitura de Belém vai realizar nos próximos 40 dias uma série de reuniões com feirantes do mercado Ver-o-Peso. O compromisso foi estabelecido esta semana, pelo prefeito da cidade, Zenaldo Coutinho, em audiência pública realizada pelo Ministério Público Federal.

Durante a audiência, os feirantes reclamaram da falta de diálogo do governo sobre o projeto de reforma do mercado, que desde 1977 é tombado como centro histórico pelo Iphan, Instituto do Patrimônio Artístico Nacional.

A procuradora República Nathália Mariel acredita que o importante agora é retomar o canal de diálogo.

Ednaldo Mácola, diretor de planejamento da Secretaria de Urbanismo de Belém, conta que a prefeitura está na terceira versão do projeto de reforma. O Iphan já emitiu nota técnica com a aprovação do projeto básico.

Manuel Rendeiro, mais conhecido como Didi do Ver-o-Peso, pede mais transparência no debate sobre o projeto de reforma. Há 50 anos vendendo hortaliças e frutas na feira, Didi teme a redução no número de barracas por família.

O Ver-o-Peso foi criado em 1626 e é considerada a maior feira ao ar livre da América Latina. O mercado possui cerca de 800 feirantes. Quase 50 mil pessoas circulam pelo local diariamente. Esse número chega a dobrar durante o período do Círio de Nazaré. Os principais problemas enfrentados pelos feirantes e frequentadores têm sido alagamentos, falhas elétricas e más condições sanitárias.

Confira estas e outras notícias na edição do Repórter Nacional - Amazônia das 18h40.

Criado em 25/04/2019 - 19:46

Mais do programa