Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Justiça bloqueia quase R$ 6,8 milhões em bens de prefeito e ex-prefeito de Parintins

Eles foram denunciados por improbidade administrativa referente à execução de obras do sistema de abastecimento de água da cidade

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 15/07/2019 - 20:23

O prefeito do município amazonense de Parintins, Frank Luiz da Cunha Garcia, conhecido como Bi Garcia, e o ex-prefeito da cidade Carlos Alexandre da Silva tiveram 6 milhões e 800 mil reais em bens bloqueados pela Justiça Federal, nesta segunda-feira.

Eles foram denunciados pelo Ministério Público Federal, por improbidade administrativa e aplicação indevida de verbas federais, que deveriam ter sido destinadas à execução de obras do sistema de abastecimento de água da cidade.

Segundo o MPF, em 2007, durante o primeiro mandato de Bia Garcia, a prefeitura de Parintins fez contrato de repasses com o Ministério das Cidades, por meio da Caixa Econômica Federal, para receber mais de 8 milhões e 800 mil reais de forma parcelada, para a execução das obras.

Devido a indícios de baixa execução do serviço, a Caixa instaurou, em 2014, uma tomada de contas especial para apuar eventuais desvios ou má gestão dos recursos.

A justiça reconheceu que Bi Garcia recebeu, entre 2009 e 2011, repasses de mais de 4 milhões e quatrocentos mil reais. Já na gestão de Carlos Alexandre, de 2013 a 2016, ficou comprovado que as obras não avançaram, mesmo a prefeitura tendo recursos suficientes em caixa para dar continuidade ao serviço.

Em nota, a prefeitura informou que vai recorrer da decisão e que os recursos recebidos do convênio entre o município e o Ministério das Cidades em 2007 foram aplicados corretamente durante as duas primeiras gestões de Bi Garcia. 

O ex-prefeito de Parintins Carlos Alexandre da Silva afirmou que soube do bloqueio dos bens pela internet e que ainda não teve acesso à decisão judicial. 

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia (18h30) desta segunda-feira (15):

 

Criado em 15/07/2019 - 20:25

Mais do programa