Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mais de 51 mil filhotes de tartarugas e tracajás foram soltos no Amazonas

Foram soltos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Uacari e da Reserva Extrativista do Médio Juruá, no Amazonas.

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 12/11/2019 - 10:16

Mais de 51 mil filhotes de tartarugas e tracajás foram soltos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Uacari e da Reserva Extrativista do Médio Juruá, no Amazonas.

A ação de soltura dos quelônios estava dentro da programação da Gincana Ecológica, promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema) em conjunto com outros órgãos ambientais.

A atividade foi realizada nos dias 5 e 6 de novembro, com objetivo de estimular a educação ambiental na população e garantir o aumento de quelônios na natureza. Participaram da Gincana Ecológica mais de 500 ribeirinhos de 45 comunidades da região, localizada no município de Carauari, a cerca de 780 quilômetros da capital Manaus.

Segundo a Sema, os quelônios passam pelo processo de reprodução anualmente e fazem a postagem dos ovos na beira da praia. Com a eclosão dos ovos, os filhotes que não conseguem se desenterrar da areia sozinhos acabam morrendo. É aí que entra o papel da população local.

De acordo com o técnico da Sema, Jefferson Moreira, os ribeirinhos acompanham o processo de desova e cuidam da devolução dos animais à natureza.

De acordo com a Sema, a expectativa é que, até o fim deste ano, mais 250 mil filhotes sejam soltos na região.

Além da soltura dos quelônios, a Gincana Ecológica também promoveu palestras, apresentações de teatro e disputa de atividades esportivas com as crianças das comunidades.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia desta terça-feira (12) 7h30:

Criado em 12/11/2019 - 10:37

Mais do programa