Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Índios protestam contra votação da PEC 215 em Brasília

Os manifestantes tentaram invadir a Câmara dos Deputados nessa terça

Houve um confronto entre policiais e indígenas, nesta terça-feira (16), no Congresso Nacional. O saldo foi de dois policiais feridos e quatro índios presos. Um dos policiais levou uma pancada na cabeça e foi encaminhado para um hospital. Um outro levou uma flechada no pé, mas passa bem.

 

Os indígenas estavam proibidos pelo presidente da Câmara dos Deputados de entrar na Casa e, ao tentar forçar a barreira dos policiais, teve início o confronto.

 

Depois da confusão, um grupo de indígenas se dirigiu ao Ministério da Justiça para uma reunião com o ministro Eduardo Cardozo, que já se posicionou contrário à PEC. Ao chegar no ministério, quatro indígenas receberam voz de prisão. Neste momento, eles estão na Delegacia Especial da Polícia Civil, em Brasília, esperando para serem ouvidos pelo delegado.

 

Toda a confusão se deu por causa da possibilidade da votação da PEC 215, que sofre forte oposição dos indígenas. A proposta prevê transferir do Executivo para o Legislativo o poder para demarcar as terras indígenas. A votação da PEC foi, mais uma vez, adiada e a Comissão Especial que trata deste assunto foi remarcada para esta quarta-feira (17), às 9 horas.

 

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Henger (PT-RS), informou que eles não conseguiram votar a PEC porque a reunião foi indeferida pelo presidente da comissão, Afonso Florense. O deputado do Partido dos Trabalhadores (PT) gaúcho acredita que eles tenham quórum para votar a proposta nesta quarta-feira.

 

Confira, ainda, no Repórter Amazônia desta terça-feira (16):

 

- Ministério Público investiga qualidade do serviço de internet banda larga no Acre.

 

- Banco de leite do Pará é o primeiro no ranking nacional de doações.

 

- No Maranhão, exposição retrata o cotidiano de moradores de rua.

 

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h30, pela Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 16/12/2014 - 22:18 e atualizado em 17/12/2014 - 09:41