Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Presos vivem em condições precárias em penitenciária de Roraima

Falta estrutura física no Complexo de Monte Cristo, há problemas na

Entre o último domingo e essa terça-feira (13), a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Roraima, registrou a fuga de três detentos e uma tentativa de fuga em massa. Uma comissão deve apurar as circunstâncias do ocorrido em um prazo de 10 dias. O objetivo é identificar os presos que planejaram e executaram a ação.

 

Ouça outras edições do Repórter Amazônia

 

Os envolvidos terão as visitas e os banhos de sol suspensos por indisciplina. Na segunda-feira, o titular da Secretaria de Justiça e Cidadania de Roraima (Sejuc-RR), Josué Filho, visitou o presídio e disse que foi surpreendido pela destruição e precariedade do local.

 

A secretaria pretende fazer denúncia ao Ministério Público (MP) para responsabilizar criminalmente o ex-governador pela situação da penitenciária. O local tem capacidade para 750 presos, mas abriga 1.050. Nas celas projetadas para oito pessoas, vivem 20 presos. Além disso, cerca de 210 reeducandos construíram barracos de lona, madeira e tecido, como se fosse uma favela dentro do Sistema Prisional.

 

De acordo com as informações da Sejuc, esses detentos são ex-policiais e condenados por crimes sexuais ou violência doméstica, o grupo mais vulnerável à agressões dos demais presos pela natureza dos crimes que praticaram. Eles estavam reclusos na Ala 1, que foi destruída em uma rebelião, há sete anos, e não foi reformada. As principais reclamações dos detentos, segundo o secretário, são a falta de atendimento à saúde e as condições de alimentação.

 

Josué Filho disse, também, que a secretaria deve reincidir o contrato da alimentação e oferecer as condições para que os detentos façam a própria comida, supervisionados por nutricionistas. Sobre a ampliação da penitenciária, Josué afirmou que a Sejuc ainda está fazendo um levantamento para identificar se há recursos destinados para essa obra ou se o dinheiro chegou aos cofres do Estado, mas não chegou a ser utilizado na reforma e ampliação do presídio.

 

De imediato, a Secretaria de Infraestrutura vai fazer os reparos mais urgentes nas instalações hidráulicas e elétricas. Sobre a denúncia que o secretário de Justiça e Cidadania pretende fazer ao Ministério Público, a reportagem conversou por telefone com o ex-governador Chico Rodrigues, que preferiu não gravar entrevista. Ele disse que os sistemas penitenciários estão falidos em todo o Brasil e sugeriu que o novo secretário da Sejuc procure melhorar a situação da penitenciária agrícola, convocando, inclusive, a Força Nacional, em vez de ficar procurando culpados para os problemas encontrados.

 

Confira, ainda, no Repórter Amazônia desta quarta-feira (14):

 

- Número de mamografias realizadas no Pará é o menor do país.

 

- Em entrevista exclusiva, governador Flávio Dino fala sobre as dívidas do Maranhão.

 

E mais:

 

- Filmes nacionais estão em cartaz na filmoteca acreana.

 

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h30, pela Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 14/01/2015 - 22:29 e atualizado em 15/01/2015 - 14:38