Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Protesto de caminhoneiros prejudica abastecimento de combustíveis

Governo Federal em Brasília busca alternativas para por fim ao

Passada mais de uma semana desde o início dos bloqueios nas BR's 163 e 364, no Mato Grosso, o estado já começa a sofrer com a falta de combustíveis.

 

Apesar do desabastecimento de combustível em alguns lugares, isso não deve interferir no valor cobrado ao consumidor.

 

Os caminhoneiros protestam contra o aumento do preço do óleo diesel, as baixas tarifas de frete e querem a redução da alíquota do ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços, incidente sobre o preço do óleo diesel.

 

De acordo com o Diretor-executivo da ATC, a Associação dos Transportadores de Carga de Mato Grosso, Miguel Mendes, a categoria somente vai cessar o movimento no estado se as trading - que comercializam grãos - passarem a adotar os valores da tabela de frete conforme portaria da secretaria de Fazenda do estado.

 

A Aprosoja, A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, informou em sua página na internet, que o protesto não pode interferir no escoamento da soja que está no auge da colheita da safra. A Associação destaca que algumas reivindicações são justas, mas não concorda com o tabelamento do frete, que deve ser regulado pelo mercado.

 

A ação dos caminhoneiros acontece em 10 estados.

 

Na segunda-feira, a AGU, a Advogacia Geral da União, entrou com ações em sete estados onde aconteciam os bloqueios. Nos locais onde já houve liminar para a liberação imediata das rodovias, foi fixada multa de R$ 50 mil por hora à associação e aos réus citados na ação, além de multa de CINCO mil por hora para cada caminhoneiro que permanecer obstruindo as vias públicas federais, caso a determinação seja descumprida.

 

Confira ainda no Repórter Amazônia desta quarta-feira (25): Acre pede ajuda ao Governo Federal para alterar rota de entrada de haitianos por causa da cheia em Brasiléia; 1500 eleitores em Roraima estão com o título irregular. E mais: no Pará, projeto pretende levar alimentação saudável às escolas com a participação de agricultores familiares.

 

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 25/02/2015 - 23:31 e atualizado em 26/02/2015 - 09:57