Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Enfermeiros entram em greve em Roraima

Paralisação por melhorias na carreira segue por tempo indeterminado.

Desde às sete horas da manhã dessa segunda-feira (18), os profissionais enfermeiros da Rede Estadual de Saúde entraram em greve por tempo indeterminado. A informação é do presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Roraima (Sindipre), Roberto Morais. Ele afirmou que recebeu um documento da Secretaria Estadual de Saúde em que o Executivo não atende nenhuma das reivindicações da categoria.

 

O número insuficiente de profissionais de enfermagem atuando nas unidades de saúde do estado foi a principal reivindicação da categoria, que pede também a revisão do plano de cargos, carreira e remuneração aprovado em janeiro de 2014 e, ainda, o enquadramento e pagamento de progressões.

 

Morais informa que as negociações para que a greve não fosse deflagrada se iniciaram em 8 de janeiro. Porém, até o momento, nada havia sido decidido por parte do governo de Roraima.

 

Segundo Roberto Morais, a greve se dará com a paralisação dos atendimentos eletivos e ambulatoriais. Apenas 30% dos profissionais de enfermagem estarão atuando em questões emergenciais.

 

Além disso, o presidente do sindicato da categoria afirma que a greve tem duração indeterminada, com previsão de término somente quando todas as reivindicações da categoria forem atendidas.

 

Morais explicou que a adesão à greve dos profissionais de enfermagem está sendo massiva tanto em Boa Vista, capital de Roraima, quanto nos municípios do interior.

 

A Secretaria de Comunicação do Governo de Roraima informou, por meio de nota, que conforme a Coordenação Geral de Gestão do Trabalho e da Educação de Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde, será feita a chamada de servidores aprovados em concurso público para atender a necessidade atual das unidades, considerando o orçamento e a necessidade do estado.

 

Está em andamento na pasta um levantamento estrutural para identificar a realidade de cada unidade de saúde da capital e do interior e, somente após a conclusão do estudo, a gestão terá informações suficientes para balizar as medidas a serem adotadas para sanar as deficiências detectadas.

 

Ainda de acordo com a nota, a gestão da pasta já se colocou à disposição para discutir vários pontos de reivindicação e tem buscado manter o canal de discussão aberto com a categoria.

 

É ressaltado na nota que a Secretaria de Saúde respeita o pleito dos trabalhadores e concorda que os servidores têm direito à revisão salarial, mas que a gestão encontra-se impedida de autorizar qualquer reajuste e concessão de outros benefícios, pois a Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2015, aprovada no ano passado pela Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, não prevê a despesa.

 

No entanto, a gestão afirma que vai estudar a possibilidade para o próximo exercício.

 

Confira, ainda, no Repórter Amazônia dessa segunda-feira (18):

 

- População reclama da falta de proteção aos meninos e meninas balseiros da Ilha de Marajó, no Pará.

- Tocantins institui Conselho de Igualdade Racial para combater racismo no estado.

E mais:

- Começa nessa segunda-feira a Semana Nacional dos Museus.

 

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 18/05/2015 - 23:00 e atualizado em 19/05/2015 - 09:22