Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ministério Público cobra abastecimento de água em aldeia indígena em Roraima

Medida é para evitar o aumento de doenças na Aldeia Missão Catrimani,

Cerca de 1.200 índios que formam a Missão Catrimani sofrem com a contaminação por doenças diretamente relacionadas ao uso da água não potável, principalmente as crianças. Conforme o procurador da República Gustavo Alcântara, a implantação desse sistema deve ser imediata, pois a comunidade tem se mantido com água imprópria para consumo.

 

“Na última visita que a gente fez à comunidade, a gente identificou que as condições de saneamento básico eram péssimas. Toda a comunidade vive à mercê de ingerir água de um poço, que era retirada com um balde. Água suja, contendo claramente diversas impurezas e, certamente, com diversos resíduos e animais”, conta.

 

Confira outros destaques do Repórter Amazônia

 

Alcântara disse, ainda, que a instalação de um sistema completo de captação, tratamento, armazenamento e distribuição de água potável evitará maiores custos do serviço de saúde, pois o fornecimento de água adequado dispensa uma série de atendimentos médicos.

 

“A gente sabe que diversas doenças são geradas diretamente por conta da ingestão de água não potável. Então, isso obviamente dá margem à geração de diversas doenças, especialmente em crianças, que poderiam ser facilmente evitadas. E o mais gravoso é que todo o subsistema de saúde indígena é fundado em uma premissa de que a ideia é prevenir doenças”.

 

O Ministério Público Federal (MPF) pede que as obras iniciem no prazo de 30 dias, com conclusão em 60 dias. Em caso de descumprimento, será cobrada multa diária no valor mínimo de R$ 5 mil, além do pagamento de R$ 50 mil em indenização por danos morais coletivos.

 

Confira, ainda, no Repórter Amazônia desta quarta-feira (24):

- Comércio no Tocantins espera aumentar em 5% as vendas durante as festas juninas.

- Atletas indígenas vão receber vistos de cortesia para jogos mundiais.

E mais:

- Turistas começam a chegar a Parintins para festival folclórico.

 

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h30, pela Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 25/06/2015 - 11:51 e atualizado em 25/06/2015 - 08:12