Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisadores encontram indícios de contaminação em rio e na Baía de Guajará

Estudos apontam que o Rio Aurá e a Baía de Guajará, em Belém, estariam

Os sedimentos do rio Aurá e da baía do Guajará podem está contaminados com compostos causadores de câncer  e também de mutações genéticas, isso é o que aponta uma pesquisa realizada pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará  (UFPA) . Os dados ainda são iniciais, mas as amostras detectaram a presença de dejetos no fundo dos rios.

 

A pesquisadora Lorena Soares da UFPA, explica que esses sedimentos futuramente podem chegar à contaminar as águas e os peixes. "Isso pode acarretar a contaminação dos peixes, dos animais, futuramente aos níveis mais altos da cadeia alimentar, é por isso que precisa fazer um estudo mais aprofundado, principalmente em relação as águas do rio para saber se essa contaminação já  está sendo efetivada para as águas", esclarece.

 

A base da pesquisa foi feita a partir das análises dos  hidrocabornetos policíclicos aromáticos - HPAs que são compostos tóxicos e orgânicos encontrados nos fundos dos rios. A aluna do programa de pós- graduação em geologia e geoquimíca da UFPA, Camila Santos, analisou os sedimentos do rio Guajará. Para ela os níveis encontrados ainda não são alarmantes. "Nesse nível de concentração não tem nenhum problema prejudicial à população e no futuro distante talvez possa, mas como algumas atitudes estão sendo tomadas, como por exemplo o fechamento do lixão do Aurá são ações significativas que colaboram para estabilização ou até mesmo redução dessa contaminação", explica.

 

Segundo a pesquisadora Camila Santos é preciso optar por combustíveis mais limpos, evitar a queima do lixo, fazer a coleta seletiva para que seja destinado esse lixo de maneira correta para não se  tornar danoso ao meio ambiente. 

 

Confira ainda no Repórter Amazônia desta quinta-feira (30): balanço sobre tráfico de pessoas no Brasil aponta vítimas na Amazônia; especial alerta sobre o risco dos agrotóxicos para a saúde humana.

 

E mais: foi lançada em Palmas, a Feira Internacional do Artesanato, que acontecerá durante os Jogos Mundiais Indígenas.

 

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 30/07/2015 - 22:52 e atualizado em 31/07/2015 - 15:03