Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Situação de emergência na saúde do Amapá é prorrogada por mais 180 dias

Medida é para agilizar a compra de medicamentos e buscar ajuda

O governo do Amapá prorrogou por mais 180 dias a situação de emergência na saúde do estado. De acordo com a Secretaria de Saúde a situação financeira provocou a continuidade do estado de emergência decretado em janeiro. As informações foram divulgadas pela Agência de Notícias do Estado.

 

Segundo a pasta, o orçamento da área de saúde neste ano é de 622 milhões de reais, mas a gestão passada teria deixado uma dívida de R$ 333 milhões.

 

Na última segunda-feira (20), o Ministério Público do Estado chegou a publicar uma recomendação para que o governo adote medidas administrativas que garantam o atendimento integral aos usuários do SUS no Amapá.

 

De acordo com o promotor André Araújo, titular da Promotoria de Justiça da Defesa da Saúde, o MP percebeu uma piora no atendimento de saúde nos últimos seis meses.

"Nós não percebemos uma diferença significativa, na verdade nós percebemos até uma piora em alguns serviços, em razão do desabastecimento de medicamentos das farmácias e hospitais, desativação de leitos de UTIs, problemas no fornecimento de medicamentos pra tratamento de quimioterapia e isso tudo levou a gente a expedir uma recomendação pra que tomassem algumas medidas no sentido de melhorar esses serviços, apesar dos seis meses de emergência que foram decretados em janeiro."

 

A Secretaria de Saúde informou também que os seis primeiros meses de trabalho foram dedicados à organização da gestão.

 

O órgão ressaltou que com o decreto estendido até dezembro deste ano, terá maior flexibilidade de negociação com os fornecedores, poderá agilizar o processo de compra de medicamentos e buscar ajuda financeira no Ministério da Saúde.

 

André Araújo assegurou que o Ministério Público busca o diálogo com o governo do estado. No entanto, o promotor alertou que se não houver melhorias na saúde, o MP deve ajuizar ações que obriguem o estado a cumprir as demandas da área.

 

A reportagem tentou entrevista com o Secretário de Saúde, Pedro Leite, mas não obteve retorno da assessoria de imprensa.

 

Confira ainda no Repórter Amazônia desta quarta-feira (22): 27 municípios estão em emergência devido a estiagem no Tocantins; aumentam os casos de homicídios em Tabatinga, no Amazonas. E mais: obras de Hélio Melo estão expostas nos Jardins da Prefeitura de Rio Branco.

 

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.



Amapá decreta situação de emergência na saúde

Ex-governador é acusado de rombo de R$ 60 milhões no Amapá

Criado em 22/07/2015 - 23:03 e atualizado em 23/07/2015 - 07:29