Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Justiça decide que vice-prefeita de Bom Jardim assuma administração do município

O município maranhense está sem comando desde 20 de agosto, quando a

A vice-prefeita de Bom Jardim, no Maranhão, Malrinete Gralhada, do PMDB, conseguiu na Justiça o direito de assumir o comando do município no lugar da prefeita foragida, Lidiane Leite.

 

O juiz que responde pela Comarca de Bom Jardim, Cristóvão Barros, concedeu a liminar na tarde dessa quinta-feira (27).

 

De acordo com a decisão, a Câmara Municipal deve dar posse a Malrinete Gralhada em até 24h após a notificação da Justiça.

 

A vice-prefeita disse que, apesar da situação caótica na qual se encontra o município, está preparada para assumir o cargo. “Estou preparada para trabalhar, para melhorar a qualidade de vida do nosso povo, para melhorar a qualidade de ensino, com seriedade, dedicação, com transparência e, acima de tudo, sem corrupção”.

 

Malrinete Gralhada havia entrado com mandado de segurança na terça-feira (25) e espera tomar posse ainda nesta sexta-feira (28).

 

De acordo com informações divulgadas pela Câmara Municipal, a substituição na prefeitura não foi realizada antes porque a Lei Orgânica do município impede que o ato ocorra antes do prazo de dez dias da ausência do gestor.

 

O município de Bom Jardim, a cerca de 270 quilômetros da capital, São Luis, ficou sem comando na última quinta-feira (20), quando a prefeita fugiu após ter prisão decretada durante a Operação Éden, da Polícia Federal. As investigações apontam fraudes em licitações e desvio de verbas da educação.

 

Pela decisão, Malrinete Gralhada assume a prefeitura, enquanto Lidiane Leite estiver impedida de atuar no cargo.

 

A suspeita de desvio de verbas públicas e improbidade administrativa não é um fato isolado. Nos últimos três anos mais de 100 ações penais foram propostas pelo Ministério Público do Maranhão contra prefeitos. Confira entrevista com o promotor de justiça Emanoel Soares, que fala como a sociedade pode denunciar casos de corrupção nos municípios.

 

Ouça também: MPF apresenta medidas de prevenção e combate à corrupção

 

Confira ainda no Repórter Amazônia desta quinta-feira (27): comunidades tradicionais participam de oficinas sobre biodiversidade no Acre. E mais: Paysandu se despede da Copa do Brasil. O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 27/08/2015 - 23:31 e atualizado em 28/08/2015 - 07:58