Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pacientes com câncer no Tocantins vão ter que fazer radioterapia no Maranhão

Única máquina para tratamento, instalada em junho no Hospital de

Cerca de 80 pacientes com câncer no Tocantins vão ter de se deslocar para Imperatriz, no Maranhão, para garantir a continuidade do tratamento. A única máquina de radioterapia do estado, que havia sido instalada em junho deste ano no Hospital Regional de Araguaína, foi interditada na última semana por falta de documentação.

 

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) explicou que a pendência junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é relativa ao processo de importação do acelerador linear da máquina. O governo do estado garantiu que ainda esta semana os pacientes vão ser encaminhados para o Centro de Prevenção e Tratamento de Câncer em Imperatriz, município localizado a cerca de 250 quilômetros de Araguaína.

 

Esta não é a primeira vez que pessoas com câncer ficam sem tratamento no sistema público de saúde do Tocantins. Em novembro do ano passado, os pacientes tiveram que realizar tratamento em Goiânia, no Goiás, porque não havia equipamento de radioterapia em condições de uso no estado.

 

Em fevereiro deste ano, o Instituto Oncológico Ltda foi contratado de forma emergencial pelo governo para administrar os serviços oncológicos estaduais. O assessor jurídico da Associação Pró-Vida de Combate ao Câncer, Fernando Marquezine, questiona a prestação desses serviços.

 

“Como que uma empresa indicada pelo estado para tocar todos os serviços de oncologia ingressa com o serviço no estado em fevereiro, só consegue regularizar todo o serviço agora em junho e logo em seguida tem uma máquina interditada por falta de origem? Esse aparelho veio de fora do país e foi vendido como sucata. Ninguém sabe se este aparelho estava efetivamente funcionando”.

 

A reportagem tentou contato com o Instituto Oncológico Ltda, mas obteve sucesso. Também em nota, a Sesau informou que a empresa foi notificada, mas, até o momento, não se manifestou sobre o assunto.

 

As despesas de tratamento, transporte e hospedagem dos pacientes que vão realizar tratamento em Imperatriz, no Maranhão, vão ser custeadas pelo estado do Tocantins até que os serviços em Araguaína sejam reestabelecidos.

 

Confira, ainda, no Repórter Amazônia desta terça-feira (18):

 

- Campanha “Dez Medidas Contra a Corrupção” é lançada em Belém.

- Baixa umidade do ar afeta população de Mato Grosso.

E mais:

- Semana do Folclore destaca as lendas do Amapá.

 

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h30, pela Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 19/08/2015 - 12:06 e atualizado em 19/08/2015 - 08:43