Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Hospitais do Tocantins têm fila dupla de espera por cirurgias eletivas

De acordo com o Ministério Público, a constatação foi divulgada

A Secretaria de Saúde do Tocantins reconheceu a existência de fila dupla de espera por cirurgias eletivas no estado. De acordo com o Ministério Público Estadual, a constatação foi divulgada durante uma reunião do Comitê Executivo para Monitoramento das Ações da Saúde no Estado do Tocantins.

 

A promotora de Saúde Pública, Maria Roseli Pery, afirma que esta realidade é antiga no estado, mas só agora o governo reconheceu de forma oficial o problema. Ela denuncia ainda a existência de uma terceira lista.

 

Ouça também:

 

Brasil ultrapassa Estados Unidos no ranking de cirurgias plásticas

 

" Até então o estado dizia que tinha dificuldades em organizar a regulação, mas agora ele reconheceu que existe esta fila dupla. E mais que isso. Mais que a fila dupla, ou seja, pacientes que se encontram na regulação do estado, numa fila oficial; pacientes que são atendidos nos hospitais; existe uma fila oculta que ninguém conhece; ou seja, aquele paciente que também precisa de um procedimento eletivo, mas nada foi formalizado em relação a ele. Então são três situações na verdade."

 

De acordo com a promotora, o acesso à saúde deve ser igualitário.

 

"Está previsto no artigo 196 da Constituição Federal, que diz que a saúde é direito de todos e dever do Estado, e que o acesso deve se dá de forma igualitária. E na medida que não existe uma fila única transparente em que o usuário possa acompanhar o andamento desta fila, já se fere o princípio da igualdade; desorganiza o serviço e dá margem ao uso do serviço de forma inadvertida."

 

Por nota, a Secretaria estadual de Saúde informa que, em conjunto com os órgãos de controle do Tocantins, está reavaliando o contexto das cirurgias eletivas no Estado e buscando solução em curto prazo para a unificação da fila. O órgão declara ainda que o número de pacientes à espera por este tipo de procedimento no estado está sendo atualizado.

 

Confira, ainda, no Repórter Amazônia desta segunda-feira (12):

 

- Círio de Nazaré reúne mais de dois milhões de fiéis nas ruas de Belém.

- Seleção brasileira enfrenta o Haiti na Arena da Amazônia, em Manaus.

- Crianças amazônicas usam materiais da floresta e a imaginação para criarem os próprios brinquedos.

 

O Repórter Amazônia é uma produção da equipe de radiojornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em parceria com a Rede de Rádios Públicas da Amazônia. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h30, horário de Brasília.



Criado em 13/10/2015 - 12:07 e atualizado em 13/10/2015 - 08:00