Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Deputados aprovam projeto que cancela suspensão do seguro defeso

Medida acaba com portaria que suspendeu o benefício por 120 dias

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (5) decreto legislativo que cancela a suspensão do seguro defeso. No começo de outubro, o governo federal suspendeu o pagamento do benefício por 120 dias.



O seguro defeso é pago aos pescadores artesanais durante o período de desova dos peixes para não atrapalhar a reprodução dos animais. Com o decreto, os pescadores perderam o benefício e a pesca ficou liberada. O poder Executivo argumenta que existe um excesso de seguro defeso e é preciso fazer um recadastramento dos trabalhadores para evitar fraudes.



O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães, do PT, tentou retirar da pauta a votação para negociar uma saída na próxima semana. Mas a maioria dos parlamentares resolveu aprovar o decreto para retomar o seguro. O líder do PV, deputado Sarney Filho, disse que autorizar a pesca na época de reprodução é um risco ao meio ambiente.



Para cancelar a portaria do governo e retomar o pagamento do seguro defeso, o texto ainda precisa ser aprovado pelo Senado Federal.

 

Confira ainda, no Repórter Amazônia desta quinta-feira, 5: Pará é o quinto estado onde mais aumentou o número de mulheres presas; municípios isolados vão ter isenção de tarifa extra de energia elétrica. E mais: devotos participam do Círio de Nazaré em Soure, no Pará. O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 06/11/2015 - 00:08 e atualizado em 05/11/2015 - 21:59