Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Desemprego em março é o maior em mais de duas décadas no Brasil

A Região Norte fechou cerca de 10 mil postos de trabalho

O desemprego no país atingiu, no mês de março, o número mais alto para o mês desde 1992, quando começou a série histórica do Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. O índice foi divulgado nessa sexta-feira(22), pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, mostra que 118 mil 776 postos de trabalho foram fechados no mês passado. Desde janeiro, 319 mil pessoas perderam o emprego. No acumulado dos últimos 12 meses, foram extintas mais de 1 milhão e 800 mil vagas de trabalho.

 

O diretor do Departamento de Emprego e Salário do Ministério do Trabalho, Márcio Borges disse que o principal fator que causou aumento no desemprego é a crise político-econômica. Para ele, é muito difícil que um empregador abra vagas de trabalho em um cenário com tantas incertezas.

 

Oo levantamento do Caged, o setor mais atingido foi o da construção civil, no qual 0,92% das vagas foram fechadas durante o mês passado, com 24 mil demissões em todo o país. O único setor em que não houve retração foi o da administração pública, que cresceu 0,48%, abrindo 4 mil e 300 postos de trabalho.

 

Somente quatro estados empregaram mais do que demitiram em março: Rio Grande do Sul, com destaque para os setores de calçados e fumo; Goiás, com a agropecuária; Roraima, com o comércio; e Mato Grosso do Sul, com o setor de serviços. O Márcio Borges, do Ministério do Trabalho, me disse que os destaques em Roraima foram os setores de ensino, imobiliário e de utilidade pública. No geral, a região Norte fechou cerca de 10 mil postos de trabalho.

 

No país, os que mais desempregaram foram São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Alagoas. São Paulo e Rio são estados muito populosos e impactos desse tipo sempre são grandes lá. Mas eu perguntei ao Márcio Borges, do Ministério do Trabalho, sobre Pernambuco e Alagoas. Ele explicou que nesses estados boa parte do desemprego ocorreu na indústria da cana de açúcar.

 

Confira ainda, no Repórter Amazônia desta sexta-feira, 22: em Nova Iorque, Dilma Roussef promete antecipar cumprimento de acordo climático e priorizar desmatamento zero na Amazônia; Casa de Chico Mendes em Xapuri, no Acre, é restaurada. E mais: final da Liga de Basquete Feminino será em São Luís nesse domingo. O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia



Criado em 22/04/2016 - 22:18 e atualizado em 22/04/2016 - 19:20