Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MA: suspeitos de matar ambientalista são denunciados à Justiça

A vítima denunciava a grilagem e a exploração ilegal de madeira no

O Ministério Público Federal no Maranhão denunciou dois suspeitos de encomendar a morte do ambientalista Raimundo dos Santos Rodrigues, conselheiro da Reserva do Gurupi, no interior maranhense, no ano passado.

 

Segundo o procurador da República José Leite, os acusados podem ser levados a um juri popular federal. “A constituição determina que esses crimes de homicídio, os crimes contra a vida, sejam julgados por tribunal do júri. É um pouco atípico porque é difícil você ter crime contra a vida de competência federal, e geralmente o tribunais do júri são processos julgados pela justiça estadual. Nesse caso específico, os dois ambietalistas moravam dentro de uma reserva biológica federal e os fazendeiros também tinham terras dentro dessa reserva biológica”, explica.

 

Segundo as investigações policiais, dois pistoleiros, em uma emboscada, teriam atirado várias vezes contra Raimundo e a mulher dele Maria da Conceição Lima. Raimundo morreu na hora. A mulher conseguiu escapar e agora é assistida pelo Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas.

 

Relatório recente da Comissão Pastoral da Terra coloca o Maranhão em terceiro lugar, no país, na lista de asssassinatos no campo. No ano passado, 6 pessoas morreram em algum tipo de conflito fundiário.

 

O procurador da República afirma que crimes envolvendo pistolagem ainda são comuns no Estado: “infelizmente nós temos visto crescer nos últimos anos a atividade de pistolagem, tanto envolvendo políticos, prefeitos, vereadores, e as partes mais fracas, as pessoas do campo, que disputam questões de terras com fazendeiros e exploradores de madeira”.

 

O fazendeiro Francisco da Silva Sousa está foragido e José Escórcio de Cerqueira está preso no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. Os dois devem responder ainda por porte ilegal de arma.

 

Confira ainda, no Repórter Amazônia desta quarta-feira (20): criança sofre escalpelamento no Amapá; casos de Febre Chikungunya aumentam no Acre. E mais: exposição revela o modo de vida de indígenas em São Luís.

 

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia



Anistia Internacional aponta desrespeito a povos tradicionais

Criado em 20/04/2016 - 22:25 e atualizado em 20/04/2016 - 19:22