Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

PA: indígenas devem desobstruir acesso às obras de Belo Monte

Eles pedem ampliação dos limites das terras para que a comunidade

Indígenas Juruna, que bloqueiam desde terça-feira(28) a passagem de veículos para a área das obras da usina hidrelétrica de Belo Monte, têm essa quinta-feira para desobstruírem a área, que fica na BR-230, em Vitória do Xingu, a 27 quilômetros de Altamira. A informação é da Polícia Rodoviária Federal. De acordo com o órgão, na quarta-feira( pela manhã um oficial notificou os indígenas sobre a decisão da Justiça Federal, que determina o desbloqueio da via em 24 horas. A medida autoriza o uso de força policial, caso o grupo não desobstrua o local dentro do prazo estipulado pela Justiça.

 

Na manhã desta quarta-feira(29), os índios juruna saíram do escritório da Norte Energia, em Altamira. O local também havia sido ocupado na terça-feira. A empresa é a responsável pela construção da usina hidrelétrica de Belo Monte.

 

Os indígenas pedem ampliação dos limites das terras para que a comunidade possa ter acesso ao lago do reservatório. Outra reivindicação é o cumprimento da condicionante que garante a atividade produtiva da comunidade. O grupo também pede a realização de obras de infraestrutura como a construção de banheiros.

 

A Funai informou que um representante do órgão está no local para dialogar com os indígenas.

 

Já a Norte Energia informou que todas as obras e ações do Projeto Básico Ambiental do Componente Indígena de Belo Monte estão em dia. A empresa disse ainda que considera novas demandas inoportunas e intempestivas.

 

No Repórter Amazônia desta quinta-feira (30) confira também:

- Região Norte registra menor número de saques ao PIS/PASEP;

- Brasileiro consome duas vezes mais sal do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde;

- Festa de São Marçal encerram os festejos juninos no Maranhão.

 

O Repórter Amazônia é uma produção da equipe de radiojornalismo da Empresa Brasil de Comunicação em parceria com a Rede de Rádios Públicas da Amazônia. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h30.



Criado em 30/06/2016 - 17:13 e atualizado em 30/06/2016 - 14:14