Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Polícia Federal combate esquema de grilagem de terras e desmatamento no Pará

De acordo com a PF, o principal investigado desmatou, entre os anos

Uma operação da Polícia Federal desarticulou, nesta quinta-feira (30), uma organização criminosa especializada em grilagem de terras públicas federais e desmatamento ilegal no Pará.

 

O grupo desenvolvia atividades econômicas, como a criação de gado e cultivo de soja. Eles também arrendavam parte das terras do governo para terceiros. Para o desenvolvimento das atividades, desmataram grande área da Floresta Amazônica ilegalmente. De acordo com a PF, o principal investigado desmatou, entre os anos de 2012 e 2014, mais de 29 mil hectares. Ele foi multado pelo IBAMA em R$ 119 milhões.

 

Informações da Receita Federal indicam que o grupo movimentou mais de R$ 1 bilhão, entre os anos de 2012 e 2015. 24 mandados de prisão preventiva estão sendo cumpridos. Além de conduções coercitivas e mandados de busca e apreensão, em imóveis pertencentes aos investigados. A ação acontece nos municípios de Altamira e Novo Progresso, no Pará, e nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

 

Segundo a PF, as investigações começaram em 2014, após fiscalização do IBAMA, em 2014, no interior e no entorno da Terra Indígena Menkragnoti, no município paraense de Altamira. Nessa operação foram apreendidas 26 motosserras e motocicletas. Onze acampamentos foram desmontados. Na época, 40 pessoas foram detidas e o responsável pelo desmatamento de mais de 13 mil hectares foi identificado.

 

Confira ainda, no Repórter Amazônia desta quinta-feira, 30: Mortes violentas de crianças e adolescentes em Roraima aumentaram mais de 400% em dez anos; Vacina contra a dengue começa a ser testada em humanos. E ainda: Parada Gay agita a tríplice fronteira do Brasil com a Colômbia e o Peru neste domingo (3).

 

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 30/06/2016 - 22:30 e atualizado em 30/06/2016 - 19:48