Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Organizações indigenistas promovem o movimento ocupa Funai

Um dos pontos da mobilização ocorreu em Brasília, na Câmara dos

Indígenas, servidores da Funai, integrantes de movimentos sociais e alguns deputados se manifestaram nesta quarta-feira (13) contra a Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a Funai e o Incra. No Salão Verde da Câmara, os manifestantes afirmam que a CPI tem a intenção de acabar com a Funai e criminalizar povos indígenas.

 

Para Sônia Guajajara, coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB ) a comissão está acirrando as tensões entre índios e produtores rurais em todas as regiões do país. “A CPI está matando, porque se acentuou muito a violência nos estados. Mato Grosso do Sul hoje é uma realidade. Essa CPI quer tomar nossos territórios!", diz.

 

Representando os servidores da Funai, Gustavo Cruz, denunciou que a CPI é uma caça ao trabalho da Fundação e que os servidores são perseguidos devido ao trabalho realizado. “A gente sabe que a Funai está sucateada, que ela tem 20% da capacidade de trabalho dela, e a gente não tem condição de fazer o trabalho e quando a gente consegue fazer o trabalho, a gente é punido, é criminalizado pela CPI. A gente tem servidores que pedem remoção todos os dias, porque são ameaçados de morte. Estão violentando os servidores da Funai que estão apenas cumprindo a constituição, e a Funai não vai permitir que isso aconteça”, comenta

.

Ao final da coletiva, os movimentos sociais entregaram uma carta onde afirmam que a CPI não se embasa em fatos determinados. O documento destaca ainda que, com a participação majoritária de integrantes da bancada ruralista, a Comissão aprova ou rejeita apenas matérias de interesses dos deputados ligados ao agronegócio.

 

Nesta quarta-feira (13), a Funai em Brasília, além de outros 31 pontos em diversos estados foram ocupados por indígenas, em protesto contra a CPI da Funai, e quem acompanhou o movimento em Manaus, no Amazonas, foi a repórter Bianca Paiva, da Rádio Nacional da Amazônia.

 

Confira ainda, no Repórter Amazônia desta quarta-feira (13): motoristas são multados no Amazonas por falta do farol baixo durante o dia; Rio Branco, no Acre, prepara mutirão contra desperdício de água. E mais: professores de Roraima planejam paralisação por melhorias salariais.

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 13/07/2016 - 22:17 e atualizado em 13/07/2016 - 19:56