Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

RO: operação combate esquema de propina e lavagem de dinheiro

Investigações apontam desvio de dinheiro da prefeitura de Vilhena

Uma investigação sobre esquema de propina e lavagem de dinheiro na prefeitura de Vilhena, Rondônia, resultou nesta segunda-feira em cinco prisões. A operação da Polícia Federal também cumpriu nove mandados de condução coercitiva.

 

A Polícia Federal também identificou superfaturamento em obras públicas, como o asfaltamento de avenidas. Os valores ilegais pagos pela prefeitura somam cerca de dois milhões e meio de reais. Vilhena faz divisa com estado do Mato Grosso e fica a 700 quilômetros da capital Porto Velho.

 

As investigações tiveram início com a descoberta de um contrato falso de terceirização de pessoal entre uma empreiteira – considerada a maior de Vilhena, e uma empresa fantasma pertencente a um ex-servidor do alto escalão da prefeitura. O contrato previa repasse de quase 10% dos valores envolvidos em pagamentos trabalhistas de cada obra, mas os valores eram administrados pela própria construtora.

 

A ação desta segunda-feira é desdobramento da Operação Stigma, desencadeada ano passado, quando a Polícia Federal descobriu a existência de uma contabilidade paralela na empresa de engenharia, como explica o delegado regional de Combate ao Crime Organizado, Flori Cordeiro.

 

“Em uma das primeiras fases da investigação foi apreendido um computador dessa empresa de engenharia. Nesse computador a Políca Federal encontrou o que a gente pensa ser a contabilidade dessa verba parelela. Nós encontramos diversos servidores públicos e também na própria planilha se faz referência à Câmara de Vereadores, que a PF continua investigando.”

Segundo o delegado, o dinheiro desviado tinha como um dos destinos o financiamento de campanhas eleitorais.

 

A Polícia Federal não divulgou os nomes dos envolvidos. A operação denominada “Ficus” remete à espécie de árvore de grande beleza, mas com raízes profundas que sugam nutrientes de outros vegetais.

 


Confira ainda, no Repórter Amazônia desta segunda-feira, 12: plenário da Câmara dos Deputados deve votar processo que pode cassar mandato de Eduardo Cunha; Brasil se compromete a reduzir gases de efeito estufa até 2030. E mais: no Maranhão começou hoje a Semana do Peixe.

 


O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 12/09/2016 - 22:14 e atualizado em 12/09/2016 - 19:27