Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Trabalhadores de Manaus protestam contra a PEC dos gastos públicos

A manifestação faz parte de uma mobilização nacional do Dia de Lutas e

Protesto pacífico contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que limita os gastos públicos em 20 anos, reuniu, nesta sexta-feira (11), membros de movimentos sociais e de entidades trabalhistas e estudantes no centro de Manaus.

 

A manifestação faz parte de uma mobilização nacional, o Dia de Lutas e Paralisações. Com carro de som, faixas e cartazes, os participantes chamavam a atenção para as consequências da PEC, que já foi aprovada na Câmara dos Deputados e tramita no Senado. 

 

A manifestação enfatizou, principalmente, os prejuízos para a educação relacionados à PEC e outras medidas do governo para o setor, como a reforma do Ensino Médio e o Projeto de Lei “Escola Sem Partido”, que vem sendo chamado de Lei da Mordaça. É o que ressalta Lambert Melo, do Sindicato de Professores e Pedagogos do Amazonas.

 

A PEC 241, que agora no Senado é a PEC 55, congela os gastos públicos, principalmente, da saúde e da educação, por 20 anos. E isso é um golpe mortal contra o avanço e a melhoria da qualidade do ensino no Brasil todo. Além disso, tem projetos, como a Lei da Mordaça, que atinge diretamente os professores, buscando calar os professores na sala de aula, para que eles não se posicionem mais, não formem mais a consciência crítica dos alunos.

 

Após a concentração na Praça Heliodoro Balbi, conhecida como Praça da Polícia, os manifestantes fizeram uma caminhada de cerca de três quilômetros pelas ruas do centro da cidade para reforçar o protesto junto a população.

 

Confira também:

Professores do Amazonas avaliam o impacto da PEC que congela os gastos públicos

PEC do Teto de Gastos começa a ser discutida no Senado

 

O Repórter Amazônia desta sexta-feira (11) ainda destaca que em meio a crise econômica o governo do Tocantins apresenta medidas para cortar gastos. O Ministério Público de Roraima cobra do governo merenda e transporte nas escolas. E mais: Santarém realiza o primeiro transplante de rim do município.



Criado em 11/11/2016 - 20:27 e atualizado em 12/11/2016 - 17:53