Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Defensores públicos alertam para a situação de presídios no TO e MA

Tocantins tem, proporcionalmente, a terceira maior população

A situação do Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã, em Cariri do Tocantins, é preocupante. O alerta é da Defensoria Pública do Tocantins, que reforça ser esta a unidade prisional com a situação mais caótica no estado. Durante reunião realizada na última semana com representantes do Tribunal de Justiça, do Ministério Público e da OAB no Tocantins, os defensores públicos avisaram que os presos do regime semiaberto foram novamente colocados em pavilhões junto com os do regime fechado.

 

 

Segundo dados da Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça, coletados no início de janeiro, o Centro de Reeducação conta com uma população carcerária de 419 presos, quando a capacidade legal é de 280 detentos. Segundo o defensor público Guilherme Vilela,o Tocantins tem, proporcionalmente, a terceira maior população carcerária do país. Conforme a Segundo a Defensoria, em Cariri do Tocantins a situação vem se repetindo. Há quase seis anos o mesmo problema foi constatado durante inspeções e gerou a impetração de diversos Habeas Corpus pela Defensoria Pública. No ano passado, o órgão ingressou mais uma vez com 80 pedidos de soltura em favor dos presos do regime semiaberto, que cumpriam penas irregularmente.

 

 

Já no Maranhão, a situação parece estar mais tranquila, apesar da superlotação em Pedrinhas, um dos complexos penitenciários mais perigosos do país. Segundo  a defensora pública Caroline Cristhine Nogueira, o quadro de superlotação se repete. A solução, para ambos os defensores, passa pela celeridade nos julgamentos de presos provisórios, atualização da lei antidrogas e separação de detentos por tipo de delitos.


Confira ainda no Repórter Amazônia desta segunda-feira, 23.

 

- Em Roraima, detentos fazem novo tumulto na penitenciária de Monte Cristo

 

- Acaba greve dos rodoviários do Maranhão


O Repórter Amazônia vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.



Sistema Prisional do Maranhão pode sofrer intervenção federal

Criado em 23/01/2017 - 21:19 e atualizado em 24/01/2017 - 11:34