Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

AM: Alto Solimões está em alerta por causa da cheia de rio

Região corre risco de ser afetada pelas fortes chuvas previstas para

A Região do Alto Solimões, que abrange sete municípios amazonenses, entrou em estado de atenção por causa da cheia do rio.

 

Na cidade de Tabatinga (AM), por exemplo, o nível do rio Solimões chegou, nesta terça-feira (14), a 11 metros e 65 centímetros, faltando pouco mais de 2 metros para atingir o nível máximo, registrado em maio de 1999.

 

Segundo o secretário da Defesa Civil, coronel Fernando Pires, as prefeituras devem adotar medidas para reduzir os impactos da enchente.

 

De acordo com informações do Sistema de Proteção da Amazônia, o Alto Solimões pode ser afetado pelas fortes chuvas previstas para as cabeceiras do Rio Amazonas, que causam elevação gradual do Rio Solimões. A região deve ser impactada ainda nas próximas semanas pelo aumento das precipitações nos países vizinhos: Bolívia, Equador e Peru.

 

A “Situação de Atenção” é o primeiro estágio de um desastre, que pode evoluir para Alerta e, posteriormente, para Situação de Emergência, que é o caso dos municípios de Guajará e Ipixuna, na calha do Juruá.

 

Confira ainda no Repórter Amazônia desta terça-feira (14): ruas alagadas trazem perigo para motoristas; saques de contas inativas do FGTS começam em março. E no Acre, população tem aulas gratuitas de kung fu.

 

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 14/02/2017 - 21:16 e atualizado em 14/02/2017 - 19:37