Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conta de energia vai ficar mais cara em março

A Aneel informou que, por causa da falta de chuvas, a bandeira

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que, por causa da falta de chuvas, a bandeira tarifária será amarela, com custo adicional de R$ 2 a cada 100kWh consumido. A bandeira amarela é ativada quando é preciso acionar mais usinas termelétricas, por causa da estiagem.

 

Segundo a Aneel, a previsão de chuvas nos reservatórios das hidrelétricas no mês de março ficou abaixo da expectativa anterior. Assim, houve a indicação de maior geração termelétrica como medida para preservar os níveis de armazenamento e garantir o atendimento do sistema.

 

Desde dezembro, a bandeira tarifária estava verde, sem custo extra para os consumidores.

 

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 na tentativa de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara que a produzida pelas hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz  - ou vermelha, ou amarela, ou verde - e indica o custo da energia em função das condições de geração de eletricidade.

 

Confira ainda no Repórter Amazônia desta segunda-feira (27): Marinha fiscaliza rios e lagos no Tocantins; Bloco Galo de Manaus vai unir frevo e baião e no interior do Pará foliões se divertem em blocos de rua.

 

 

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 27/02/2017 - 20:40 e atualizado em 27/02/2017 - 20:03