Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Veterinários investigam morte de macacos em reserva no Amazonas

Suspeita é de epidemia de febre amarela na Reserva de Desenvolvimento

Uma equipe de veterinários da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) está em Novo Aripuanã, a 227 quilômetros de Manaus, para investigar possível epidemia de febre amarela entre macacos da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do município.

 

Macacos de diferentes espécies foram encontrados mortos no parque. A Vigilância em Saúde estuda ainda a possibilidade dos animais terem contraído raiva.

 

Segundo o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, a morte dos macacos é um indicador de alerta para a circulação de febre amarela. Mas o diretor garante que até o momento nenhum morador da região apresentou sintomas da doença.

 

A febre amarela silvestre é endêmica no Amazonas e atinge naturalmente os macacos.

 

De acordo com dados da Vigilância em Saúde do Estado, os últimos casos da doença em humanos foram registrados em 2016, sendo 1 em Manacapuru e 1 em Itapiranga. A área rural de Manaus está há mais de 10 anos livre da doença.

 

A cobertura vacinal foi intensificada no município. A vacina é a única forma efetiva de prevenção contra a febre amarela e é obrigatória na região da Amazônia, onde a doença é comum.

 

A imunização pode ser aplicada em crianças a partir de 9 meses, com reforço até os 4 anos de idade.

 

Pessoas com mais de 5 anos, sem a imunização, também devem receber a dose, com um reforço de 10 anos depois da primeira aplicação.

 

Quem já recebeu a segunda dose é considerado protegido da doença. E idosos que nunca foram vacinados ou sem comprovante de vacinação devem consultar um médico.

 

Confira ainda no Repórter Amazônia desta terça-feira (21): comércio ilegal na fronteira do Brasil com a Venezuela preocupa comerciantes, resíduos orgânicos podem ser usados para produzir energia. E mais: Alexandre de Moraes passa por sabatina no Senado.

 

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 21/02/2017 - 22:07 e atualizado em 21/02/2017 - 19:35