Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Haitianos são abandonados por empresa aérea em Manaus

Depois da confusão, eles foram realocados em voos de companhias

Após terem os voos cancelados sem justificativa pela empresa aérea Insel Air e perderem a conexão em Manaus, 52 haitianos serão realocados, ainda nesta sexta-feira (3), em voos da TAM, Gol e Azul. A medida é resultado de um acordo entre as companhias, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e o Procon Amazonas. Os imigrantes, cerca de 150, desembarcaram no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na última segunda-feira.

 

Eles saíram do Haiti no domingo em um voo que já havia sido remarcado pela Insel Air e, por isso, perderam a conexão na capital amazonense para outras cidades. A empresa, que tem sede em Curaçao, no Caribe, chegou a acomodar o grupo em um hotel de Manaus, mas nessa quinta-feira, os haitianos foram informados que deveriam voltar para o aeroporto, apesar de não terem uma resposta sobre quando conseguiriam embarcar. Eles alegam que os representantes da Insel Air sumiram sem dar satisfação. A  Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) participou das negociações.

 

A maioria dos haitianos já mora no Brasil e estava passando férias na terra natal. É o caso de Marckens Viky, que está há dois anos em meio no país e atualmente trabalha como montador de móveis em São Paulo.

 

Antes do acordo, a Sejusc chegou a levar alguns haitianos para abrigos. Outros se hospedaram em hotéis por conta própria. A pasta assegurou que está em busca desses imigrantes para que todos consigam chegar ao destino final.

 

Em nota, o Procon Amazonas informou que a companhia aérea internacional vai ser autuada e multada.

 

O escritório da Insel Air que funcionava dentro do Aeroporto Eduardo Gomes em Manaus está fechado. A reportagem não conseguiu contato com representantes da empresa.

 

Confira ainda no Repórter Amazônia desta sexta-feira, 03: dezenas de peixes foram encontrados mortos no lago da Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará; comerciantes esperam aumento nas vendas de pescado e frango durante a quaresma no Tocantins. E mais: o Carnaval ainda não acabou em Manaus.

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 03/03/2017 - 22:59 e atualizado em 06/03/2017 - 10:27