Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

28 de abril: Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho

Estudo aponta São Paulo como o estado com o maior número de

Hoje (28) é lembrado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. No Brasil, a maioria dos casos é registrada em São Paulo.

 

Reinaldo Dias da Conceição, de 54 anos, está afastado da construção civil por causa das inúmeras quedas sofridas. “Trabalhei em construção civil. Eu fazia levantamento de paredes. Através disso aí me veio o problema. Não dou conta de trabalhar e nem pegar peso”, destacou.

 

Confira outras edições do Repórter Brasil

 

O trabalhador, que aguarda a aposentadoria por invalidez, é mais um dos que esperam ser incluídos no número do Anuário Estatístico da Previdência Social. Um estudo feito em 2013 revela que o Brasil registrou, no mesmo ano, 717.911 acidentes de trabalho, dos quais 14.837 trabalhadores ficaram incapazes e 2.797 morreram.

 

O vice-coordenador-geral de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho, o procurador Ronaldo Lira, atribui o elevado número de acidentes à falta de fiscalização. “De uma forma geral, a gente tem um número crescente de acidentes até mesmo porque as empresas não têm feito a gestão que deveriam fazer. As mutilações, de uma forma geral, estão estarrecedoras”.

 

O estudo aponta São Paulo como o estado com o maior número de acidentados, seguido de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. No Paraná, estado em quinto lugar na lista, foram registrados 53.132 acidentes de trabalho, dos quais 1.353 resultaram em invalidez e 363 em mortes.

 

Para a coordenadora do Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho do Estado do Paraná, a procuradora Ana Lúcia Barranco, o principal obstáculo na redução dos acidentes de trabalho é a falta de investimento em prevenção.
“A prevenção dos acidentes de trabalho envolve não só o fornecimento dos equipamentos de proteção, como também treinamento, elaboração e implementação dos programas de prevenção de riscos ambientais e de controle médico de saúde ocupacional”.

 

O diretor do Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional do Ministério da Previdência Social, Marco Perez, explica que a pasta tem um sistema para multar as empresas responsáveis pelo maior número de acidentes e dar um bônus para aquelas com menos ocorrências.

 

“Além disso, o Ministério da Previdência Social vem desenvolvendo metodologia para reconhecer melhor aquelas doenças que são agravadas ou causadas pelo trabalho”.

 

Segundo o boletim estatístico da Previdência Social em janeiro, foram concedidas 13.552 aposentadorias por invalidez e os gastos com os benefícios foram de R$ 16.493.

 

O Repórter Brasil destaca, ainda:

 

- Arrecadação federal no primeiro trimestre de 2015 é a pior dos últimos quatro anos.

- Dólar registra quinta queda sucessiva e fecha próximo aos R$ 2,90.

- Ministério Público denuncia três envolvidos na Operação Lava Jato.

- Tráfico de drogas é um dos motivos do aumento do número de presos no Brasil.

- Brasileiro pode ser executado nesta terça na Indonésia.

 

Repórter Brasil é uma produção do Radiojornalismo EBC e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h, em rede, nas Rádios EBC.



Criado em 28/04/2015 - 11:00 e atualizado em 28/04/2015 - 10:27