Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Partidos sem representação no Congresso podem perder espaço na TV

Para ter direito ao dinheiro do fundo partidário e ao tempo de Rádio e

Caso seja aprovado em segundo turno no plenário da Câmara e passe pelo Senado, um partido só vai poder ter direito ao dinheiro do fundo partidário e ao tempo de Rádio e TV se tiver, no mínimo, um deputado federal ou senador eleito.

 

Partidos como PSTU, PCB e PPL vão perder o acesso a esses benefícios. A proposta foi aprovada nessa quinta-feira (28) por 369 votos. O deputado do PSD, Índio da Costa, concorda com a medida.

 

"Infelizmente, o desempenho foi muito baixo. É apenas um parlamentar, um deputado federal, que passa a ter tempo de televisão e verba do Fundo Partidário. Hoje, infelizmente, a gente vê que tem partido que nem concorre ou sequer tem um candidato a deputado federal em qualquer estado do Brasil e, ainda assim, fica sendo alimentado pelo Fundo Partidário. Ninguém aguenta essa quantidade de partidos no Brasil".

 

Confira outros destaques da Rádio Nacional de Brasília

 

O parlamentar do PSB, Glauber Braga, é contra a proposta. Ele disse que é preciso dar oportunidade aos partidos que ainda não alcançaram o Congresso Nacional.

 

"A cláusula de desempenho é mais uma restrição ao acesso do cidadão e dos partidos políticos que hoje não têm representação parlamentar para se tornarem majoritários um dia. Existe aqui um ambiente que, muitas vezes, é de ampliar a barreira para restringir a existência dos partidos pequenos, inclusive com representação, o que é ainda pior".

 

Nesse terceiro dia de votação da reforma política, os deputados ainda rejeitaram o fim das coligações proporcionais, deixando do jeito que está. A emenda sobre o tempo de mandato não teve acordo e foi adiada. A Câmara volta a debater a reforma política depois do feriado, na segunda semana de junho.

 

O Repórter Brasil destaca, ainda:

 

- Partidos questionam no STF a validade da votação sobre o financiamento de campanha.

- Governo Federal limita gastos com viagens.

- Número de fumantes cai no Brasil, mas cresce o consumo de tabaco ilegal.

- Educação em greve em 12 estados.

- FIFA elege hoje novo presidente.

 

O Repórter Brasil é uma produção do Radiojornalismo EBC e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h, em rede, nas Rádios EBC.



Criado em 29/05/2015 - 11:29 e atualizado em 29/05/2015 - 09:39