Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

2ª Guerra Mundial: e se a Alemanha tivesse ganho?

Cientista político e professor de Relações Internacionais analisa o

Esta semana o programa Revista Brasil está realizando uma série de entrevistas para relembrar o fim da Segunda Guerra Mundial a 70 anos. O entrevistado desta quinta-feira (3) foi o cientista político e professor de Relações Internacionais das Faculdades Rio Branco, Pedro Costa Júnior.

 

Após a derrota da Alemanha, os Estados Unidos (EUA) e a ex-União Soviética (URSS) capturaram os melhores engenheiros alemães para trabalharem em suas produções. Questionado, caso a Alemanha tivesse ganhado a guerra, como seria o mundo hoje com tantos cientistas por la produzindo armamentos, Pedro Júnior responde que não seria a vitória da Alemanha simplesmente, seria a vitória do nazismo e que seria incalculável, imaginável.

 

Durante a entrevista, o professor traça um histórico da Alemanha ao logo dos anos. E analisa que o país tem uma vocação expansionista em seu DNA. "Setenta anos depois da grande derrota Alemã, após derrubada do muro de Berlim, quem é o principal país da união europeia? Quem é o líder político-diplomático da União Europeia? Ninguém menos que Alemanha. Existe um ditado que diz 'com Alemanha não se brinca'.”

 

Durante a entrevista, Pedro Costa Júnior explica ainda a criação da organização do tratado do Atlantico Norte-OTAN pelos Estados Unidos e do Pacto de Varsovia pela União Soviética junto com os paisés da Europa Oriental.

 

Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Histórias do front: peças de radioteatro contaram a Segunda Guerra Mundial

Segunda Guerra será o tema de entrevistas durante a semana no Revista Brasil

Criado em 03/09/2015 - 17:36 e atualizado em 03/09/2015 - 14:29

Mais do programa