Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Congresso convoca sessão para votar 32 vetos da presidenta Dilma Rousseff

Entre eles, está o do reajuste dos servidores do Judiciário, em greve

Há mais de seis meses, o Congresso Nacional não põe em votação os vetos da presidenta Dilma Rousseff. Mas, depois de vários cancelamentos, amanhã (22) o assunto volta ao plenário.

 

Na pauta, estão acumulados 32 vetos, entre eles, o do reajuste dos servidores do Judiciário. Em greve há mais 100 dias, os servidores reclamam que já acumulam uma perda salarial de cerca de 40%. A justificativa da presidenta para vetar o reajuste é que o projeto geraria um aumento nos gastos que atrapalharia o esforço para equilibrar as contas públicas.

 

Ouça também:

 

Entenda nova regra para reajuste de aposentadorias aprovada pela Câmara

 

Dilma veta reajuste do judiciário

 

O coordenador da Federação Nacional dos Servidores do Judiciário, Cledo Vieira, ressalta que essa já é a maior greve da história da categoria. “A gente espera que com a pressão desses servidores, a gente consiga com que esses parlamentares coloquem de pé. É só uma reposição de perda. Não tem aumento nenhum e, ainda, é parcelado até 2018.”

 

O líder do DEM na Câmara, deputado Mendonça Filho, disse que é preciso saber se o reajuste do Judiciário seria possível devido à crise. “A gente tem que analisar dentro do quadro fiscal bastante difícil que o Brasil vive. O que ocorre é que a bancada do governo tem se articulado para evitar que o Congresso delibere sobre os vetos presidenciais”.

 

Os senadores e deputados ainda vão analisar o veto ao fim do fator previdenciário e ao aumento dos aposentados que ganham acima de um salário-mínimo. Os dois projetos também trazem despesas para a União.

 

O líder do governo no Senado, Delcídio Amaral, explica que a sessão vai ter reflexos na economia e vai ser uma oportunidade para medir a força da base governista no Congresso.

 

“Porque hoje uma derrubada de veto seria muito ruim, quer dizer, mostraria uma estabilidade política forte. O governo está fazendo um trabalho grande para que ele tenha êxito. Se, evidentemente, não houver certeza com relação a essa votação, nós vamos continuar com a sessão do Congresso pendurada”.

 

Também vão ser analisados os vetos que tratam do novo Código de Processo Civil, da transparência nas operações do BNDES, entre outros.

 

O Repórter Brasil destaca, ainda:

 

- Servidores públicos federais decidem hoje se entram em  greve geral contra o ajuste fiscal.

- Para fugir da carga tributária, empresas estão usando novos CNPJs para crescer. É o efeito carangueijo.

- Inscrições para o Revalida 2015 terminam hoje.

- Excesso de detentos pode atrapalhar cumprimento da lei que obriga Ensino Fundamental nos presídios.

 

O Repórter Brasil é uma produção do Radiojornalismo EBC e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h, em rede, nas Rádios EBC.



Criado em 21/09/2015 - 13:46 e atualizado em 21/09/2015 - 10:19