Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cidades da Amazônia oferecem programação especial no dia da animação

Data marca a primeira exibição pública de imagens animadas do mundo

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 27/10/2017 - 14:09

Em comemoração ao Dia Internacional da Animação, Belém realiza a primeira Mostra de Audiovisual e Animação Paraense neste sábado (28), às 17h. O objetivo do evento é dar apoio à produção cinematográfica de animação, com produções independentes voltadas para crianças e adultos. O evento ocorrerá no Centro Cultural Sesc Boulevard, que fica em frente a Estação das Docas.

Já em Macapá, no Amapá, 16 filmes serão exibidos na praça Floriano Peixoto. O diferencial é que desta vez todo o conteúdo é amapaense. O objetivo é comemorar os 90 anos da criação do primeiro estúdio de animação no estado. Os filmes são para maiores de 12 anos e a mostra começa às 19h.

Em Cuiabá, Mato Grosso, a mostra será totalmente voltada para as crianças, com sete animações em 2D e 3D. O curta “No caminho da escola”, por exemplo, foi dirigido por estudantes do Projeto de Animação Marlin Azul, de Vitória, no Espírito Santo. Em Cuiabá, os filmes serão exibidos no Sesc Arsenal a partir das 17h30.

No Dia Internacional da Animação em São Luís haverá oficinas, palestras, workshops, exposições, exibições de artistas e debates. A programação vai das 9h às 19h30, a exibições acontecerão no Cine Praia Grande e os locais das demais atividades estão na página do Facebook do evento.

O dia 28 de outubro foi escolhido para celebrar o Dia Internacional da Animação, porque marca a primeira exibição pública de imagens animadas do mundo, em Paris, no ano de 1892. Teatros, cinemas e galerias de todo o Brasil irão contar a história da animação e valorizar os artistas brasileiros.

Outros destaques do Repórter Nacional - Amazônia:

- Termina missão de assistência a migrantes venezuelanos em Roraima

- Lançado no Macapá o Plano de Erradicação e Prevenção o Trabalho Infantil

Ouça o programa completo:

Criado em 27/10/2017 - 14:12

Mais do programa