Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Justiça suspende licenças para atividades de extração de ouro no Rio Madeira

Decisão atende a uma ação do Ministério Público Federal que argumentou que o Ipaam liberou o licenciamento sem estudo de impacto ambiental

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 20/12/2017 - 07:20

A justiça suspendeu licenças para atividades de extração de ouro no Rio Madeira, no Amazonas. A decisão é da sétima Vara da Justiça Federal do Amazonas e atendeu a uma ação civil pública do Ministério Público Federal.

A área que seria explorada para extração de ouro fica no sul do estado e tem mais de 37 mil hectares. Foi perto dessa região, no município de Humaitá, que garimpeiros incendiaram prédios e carros do Ibama como forma de protesto a operações de combate ao garimpo ilegal.

Na ação que pediu a suspensão das licenças, o Ministério Público argumentou que o Ipaam, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, liberou o licenciamento sem estudo de impacto ambiental.

O órgão também apontou os possíveis prejuízos que as atividades de garimpo podem causar ao meio ambiente, especialmente, ao leito do rio Madeira devido à manipulação inadequada de mercúrio, que é tóxico.

Outro argumento do Ministério Público Federal é que a competência legal para conceder as licenças é da União, uma vez que os impactos ambientais causados pelo garimpo ultrapassam os limites territoriais de dois estados brasileiros.

Confira também no Repórter Nacional - Amazônia desta quarta-feira (20):

- Instituições estaduais e federais do Pará têm até janeiro para apresentar plano de atendimento a indígenas venezuelanos Warao

 

Criado em 20/12/2017 - 11:45

Mais do programa