Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Governo prorroga atuação da Força Nacional na Amazônia

Noventa e seis policiais fazem a segurança dos servidores do Ibama nas ações de fiscalização ambiental em áreas críticas da região

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 10/01/2018 - 12:40

A Força Nacional ficará por mais seis meses atuando em operações de enfrentamento a crimes ambientais na Amazônia, promovidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Força Nacional de Segurança

Noventa e seis policiais fazem a segurança dos servidores do Instituto, nas ações de fiscalização ambiental, em áreas críticas da Amazônia Legal.

Os agentes atuavam desde julho do ano passado. A prorrogação, publicada nesta terça-feira, foi determinada pelo ministro da Justiça, Torquato Jardim, a pedido do Ministério do Meio Ambiente.

Ouça esta edição do Repórter Nacional - Amazônia:

De acordo com o Ministério da Justiça, o efetivo é destinado ao combate de comércio ilegal de madeira e outros crimes ambientais na Operação Onda Verde.

A operação teve início em Novo Progresso, Sudoeste do Pará. Em outubro, equipes foram deslocadas para Itaituba, também no Pará; Juina, no Noroeste do Mato Grosso; e em Humaitá, no Sul do Amazonas. Foi nessa cidade amazonense, onde as unidades do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram atacadas e destruídas por criminosos, em represália a operação de fiscalização realizada para combater o garimpo ilegal de ouro no Rio Madeira.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o procedimento é de rotina, conforme Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ibama e a Secretaria Nacional de Segurança Pública.

 

Criado em 10/01/2018 - 15:16

Mais do programa