Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dengue coloca Acrelândia (AC) em estado de emergência

Situação demanda emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 12/01/2018 - 12:40

A prefeitura de Acrelândia (AC) decretou emergência em saúde pública, pelo período de seis meses, em razão do risco de epidemia de dengue, zika e chikungunya.

De acordo com o decreto publicado ontem no Diário Oficial do Acre, o alarmante número de casos de dengue, durante o ano passado, e o volume de entulhos, lixos domésticos e outros ambientes propícios para a proliferação do mosquito Aedes Aegipti são alguns dos motivos para o decreto.

Dengue

O funcionário da Unidade Mista de Saúde do município, Maicon Pinheiro Miranda, percebeu o aumento da procura por tratamento contra a dengue.

Segundo ele, "Diferente de outro momento, de outras situações que já tivemos, hoje nós estamos com um grande número de pacientes  à procura da unidade com sintomas da dengue".

O decreto diz ainda que a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos.

A emergência autoriza a aquisição pública de insumos e materiais e a contratação de serviços necessários ao atendimento da situação emergencial. Também fica admitida a contratação de pessoal, por tempo determinado, para o combate à epidemia.

Procurada, a secretária de saúde do município, Valéria Lima, não quis gravar entrevista.

Ouça a edição completa no player.

 

Confira também outras notícias:

  • Pará, Belém e iIhas do munícipio receberam a visita de 750 agentes de endemias, essa semana, para um levantamento da infestação do mosquito Aedes Aegipti
  • Quase mil produtores de Roraima vão começar à fornecer, este mês, alimentos para 454 instituições, como escolas, creches e hospitais

O Repórter Amazônia é uma produção da equipe de radiojornalismo da EBC - Empresa Brasil de Comunicação, em parceria com a Rede de Rádios Públicas da Amazônia. Vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30.

 

Criado em 12/01/2018 - 15:57

Mais do programa