Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Alagamentos no sudoeste do Tocantins preocupam agricultores

Produtores temem que até 80% da safra esteja comprometida após a semana de chuvas

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 23/02/2018 - 09:22

Fazendas estão alagadas no município tocantinense de Lagoa da Confusão, depois de uma semana de chuvas. Os canais que irrigam os campos de arroz transbordaram e deixaram grande parte das plantações debaixo d'água. Os produtores temem que até 80% da safra esteja comprometida.

Outro desafio é saber como escoar as sacas que puderem ser colhidas, já que a maioria das estradas também tem pontos de alagamento. Em uma delas, o rio Urubu ultrapassou a altura da ponte e já está praticamente cobrindo a estrutura. Sedes de fazendas também estão isoladas e com as máquinas paradas.

O governo estadual faz um levantamento das consequências e gravidade decorrentes do período de chuvas em cinco cidades: Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Pium e Cristalândia. Algumas medidas para enfrentamento do quadro vêm sendo discutidas desde o início desta semana, entre representantes do Governo e produtores locais.

Vale lembrar que todo desastre natural é um problema inicial de responsabilidade do município. Somente depois da constatação de que o município não tem como superá-lo é que o Estado deve ser acionado. Da mesma forma e diante da gravidade do caso, o Estado passa a recorrer à União.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia (7h40) desta sexta-feira (23):

Confira também nesta edição:

- Manual lançado pelo Procuradoria Geral do Pará orienta sobre regras eleitorais

Criado em 23/02/2018 - 09:28

Mais do programa