Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Campanha contra xenofobia é lançada em Roraima

"O idioma universal é o respeito" tem como objetivo conscientizar os migrantes de que eles também possuem direitos trabalhistas

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 21/02/2018 - 14:43

O Ministério Público do Trabalho e a Universidade Federal de Roraima lançaram este mês uma campanha de rádio contra opressões e atos de xenofobia direcionados às pessoas migrantes e refugiadas. A campanha “O idioma universal é o respeito” foi desenvolvida por alunos de Comunicação Social da universidade.

De acordo com a procuradora do trabalho, Priscila Moretto, o principal objetivo da iniciativa é conscientizar os migrantes de que eles também possuem direitos trabalhistas.

 

 “Há situações de graves violações de direito com relação aos trabalhadores migrantes, sobretudo a questão da informalidade. E informalidade em razão dessa discriminação, da xenofobia. Chegando ao ponto de alguns empregadores afirmarem para os trabalhadores de que 'eu contrato seu trabalho desde que seja sem anotação na carteira, que seja pagamento inferior ao salário-mínimo'”.

 

Pelos cálculos da Polícia Federal, mais de 30 mil venezuelanos vieram para o Brasil desde o início do ano passado, quando a crise econômica e política na Venezuela se agravou.

Os migrantes enfrentam condições precárias de sobrevivência e algumas casas com famílias venezuelanas chegaram a ser atacadas nos últimos dias.

De acordo com o Ministério Público do Trabalho, parte significativa dos migrantes tem boa qualificação profissional e até mesmo curso superior, mas encontra dificuldades para validar os diplomas no Brasil.

Denúncias de discriminação no trabalho podem ser feitas pelo telefone (95) 2121-5100.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia:

 

Também foi destaque nesta edição:

  • Secretaria de Saúde do Amazonas intensifica ações de prevenção ao sarampo;
  • Beneficiários do INSS tem até o dia 28 para fazer a prova de vida;
  • DETRAN do Amazonas realiza uma campanha para orientar pais e alunos sobre os cuidados no trânsito.

Criado em 21/02/2018 - 14:50

Mais do programa