Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Período chuvoso aumenta alerta para risco de dengue no MA

Mesmo com 80% de queda nos casos da doença, a capital São Luís inspira cuidados

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 05/02/2018 - 14:00

Com a chegada do período chuvoso, o risco de contágio da dengue está de volta entre os maranhenses. A doença viral é transmitida principalmente pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti.

Quando infectada, a vítima pode apresentar sintomas como febre, dores de cabeça, tontura e cansaço. Já na variante hemorrágica, a vítima pode desenvolver dor abdominal intensa, vômitos, manchas na pele, sangramentos e fortes dores de cabeça.

 

Aedes aegypti, mosquito da dengue

Comparando os dados da prefeitura de São Luís, referentes aos anos de 2016 e 2017, o Ministério da Saúde concluiu que houve queda de 80% nos casos de dengue, porém a capital inspira cuidados.

O mosquito transmissor da doença se desenvolve, prioritariamente, em locais com água parada. A coordendora estadual de prevenção e controle de arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde, Joseneide Matos, afirma ser fundamental a participação de toda a população no enfrentamento à doença. 

Outros destaques desta edição:

- No Amapá, cooperativa de garimpeiros do Lourenço teve que aumentar em mais 1 metro, o desvio do canal criado para aliviar a pressão da água e evitar um possível rompimento da Barragem Laborier, devido ao aumento do índice pluviométrico na região

- Previsão do tempo

 

Ouça íntegra do programa no player.

O Repórter Amazônia é uma produção da equipe de radiojornalismo da EBC - Empresa Brasil de Comunicação, em parceria com a Rede de Rádios Públicas da Amazônia. Vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30.

Criado em 05/02/2018 - 14:05

Mais do programa