Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ex-deputados são alvo de operação da Polícia Federal no Amapá

Investigações apontam que os ex-parlamentares usavam de influência política para organizar e promover um esquema de propina dentro da Agência Nacional de Mineração

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 15/02/2018 - 15:10

As equipes da Polícia Federal ainda estão nas ruas em cidades do Amapá para cumprir sete dos dez mandados de prisão preventiva. As ações fazem parte de duas operações: uma delas investiga crimes de trabalho escravo e corrupção; a outra, crimes ambientais no Distrito de Lourenço e o funcionamento de garimpo ilegal no município de Tartarugalzinho.

Até o momento, três pessoas já foram presas, entre elas um ex-deputado federal que não teve o nome divulgado. Entre os alvos, também estão servidores e ex-funcionários da Agência Nacional de Mineração e dois dirigentes da Cooperativa de Garimpeiros do Lourenço.

As investigações apontam que os funcionários da Agência facilitavam a obtenção de concessões e autorizações de exploração de minério mediante o recebimento de vantagens e favorecimento de terceiros, além de não revelarem irregularidades encontradas no âmbito da mineração.

De acordo com a Polícia Federal, os ex-parlamentares usavam de influência política no Estado para organizar e promover um esquema de propina dentro da Agência. A conta feita pela organização é de que o órgão poderia render-lhes, pelo menos, R$ 100 mil de propina por mês. As ações ocorrem simultaneamente nos municípios amapaenses de Macapá, Santana e Calçoene.

Ouça essa e outras notícias no Repórter Nacional - Amazônia, edição das 12h40.


Criado em 15/02/2018 - 15:18

Mais do programa