Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa aponta queda de 2,7% no número de endividados no TO

Mais de 70% das famílias com dívidas apontam o cartão de crédito como principal vilão

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 02/02/2018 - 12:20

No Tocantins, o total de endividados caiu 2,7% na comparação mensal, de acordo com Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). Na comparação anual, a queda foi de 4,4%. Em janeiro, 67,4% dos moradores de Palmas estavam endividados, o menor resultado desde julho de 2017.

As informações foram coletadas pela Fecomércio no Tocantins e pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nas últimas semanas de dezembro do ano passado.

Cartão de crédito

Os dados apontam que 11,3% dos endividados possuem contas atrasadas e afirmam que as contas atrasam, aproximadamente, por 50 dias e que se comprometem oito meses com dívidas.

Mais de 70% das famílias endividadas apontam o cartão de crédito como principal comprometimento, seguido de financiamento de veículos e de carnês.

De acordo com a Fecomércio, com compras extras e pagamentos de impostos de início de ano, somados às contas regulares, o orçamento familiar se desequilibra. A sugestão é fazer listas de compras e preferir pagamentos à vista, além de planilha de gastos para controlar as despesas.

Para os já endividados, a dica é negociar com o banco e evitar o pagamento mínimo do cartão de crédito.

Outro destaque desta edição:

- As polícias Civil e Militar do Amazonas deflagaram, na manhã de hoje, a Operação Alegoria Proibida, em todas as zonas de Manaus, específica para o período carnavalesco

- Após vistoria no Hospital Geral de Roraima Rubens de Sousa Bento, a governadora do estado Suely Campos determinou a implantação de 28 leitos, para atender aos pacientes em observação e minimizar a situação daqueles que estão acomodados em macas, nos corredores

 

Ouça o programa no player.


O Repórter Amazônia é uma produção da equipe de radiojornalismo da EBC - Empresa Brasil de Comunicação, em parceria com a Rede de Rádios Públicas da Amazônia. Vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30.

Criado em 02/02/2018 - 14:25

Mais do programa