Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Indígenas atingidos por cheia do rio Formoso são resgatados no Tocantins

Com a intensidade das chuvas no estado, cerca de 40 indígenas Krahô ficaram em situação de calamidade pública

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 16/03/2018 - 09:26

A Defesa Civil no Tocantins e a Funai iniciaram a remoção provisória dos indígenas da Aldeia Takaywrá, no município de Lagoa da Confusão, no Tocantins, atingidos pelo transbordamento do Rio Formoso. Com a intensidade das chuvas no estado, cerca de 40 indígenas Krahô ficaram em situação de calamidade pública.

Os índios estão sendo retirados por meio de veículos do 22º Batalhão de Infantaria do Exército, que também disponibiliza água potável e banheiros. A Funai e a Companhia Nacional de Abastecimento estão auxiliando com alimentação e itens de primeira necessidade.

De acordo com a Defesa Civil do estado, não serão retirados todos os indígenas, porque alguns possuem criações e plantações no local e não podem abandonar. A prioridade será para mulheres e crianças.

Os indígenas vivem num assentamento do Incra, enquanto aguardam, há cerca de 40 anos, a conclusão do processo de demarcação da Funai.

No fim de fevereiro, a Defensoria Pública no estado já havia oficiado órgãos públicos sobre a situação de alagamento na área. Na região do Rio Formoso, o estado do Tocantins chegou a decretar situação de emergência devido às cheias.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia (7h40) desta sexta-feira (16):

 

Confira também nesta edição:

- Índice de confiança do empresariado maranhense alcançou 65% em fevereiro

Criado em 16/03/2018 - 09:28

Mais do programa